XXII Plenária Extraordinária do CBHSF encerra encontro de três dias em Brasília



A XXII Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) foi realizada em Brasília na manhã desta sexta-feira, 17 de maio. A reunião encerrou um encontro de três dias iniciado na quarta-feira, 15, com o Seminário Segurança de Barragens da Bacia do Rio São Francisco, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Na quinta-feira, 16, ocorreram as XXXVI Plenária Ordinária e XXI Plenária Extraordinária do colegiado.

 

O encontro tratou de temas como barragens na bacia hidrográfica do Velho Chico, oficina de planejamento, assinatura de acordos de cooperação, informes da diretoria, homologação do novo coordenador da CCR Alto São Francisco. Foram realizadas apresentações sobre o status dos projetos contratados com recursos da cobrança, o projeto de saneamento de Lagoa da Prata, o relatório de conjuntura 2018, os aplicativos de monitoramento de chuva e vazão pela Agência Nacional das Águas (ANA) e de consumo de água pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa-DF) e a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” pela Tanto Expresso.

 

XXII Plenária Extraordinária aprovou, ainda, a Carta de Brasília com o propósito de manifestar o posicionamento do Comitê para os temas debatidos no encontro, principalmente relacionados a segurança de barragens. Sobre o assunto, o presidente Anivaldo manifestou preocupação com a iminência de novos rompimentos de barragens de minérios que podem atingir novamente o Rio Doce. “É uma situação lamentável e tudo isso faz parte de heranças de nossas fragilidades no processo civilizatório. E apesar de não ser tema direto do Comitê, todos devem ficar alertas sobre a situação do Rio Doce porque indiretamente influência nas nossas bacias”, afirmou.

 

O CBHSF voltará a se reunir em dezembro, nos dias 6 e 7, na cidade de Aracaju, em Sergipe.

Veja fotos da Plenária.

20-05-2019