Participe do Prêmio Boas Práticas Ambientais 2019

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Sisema, considerando a necessidade da promoção, do incentivo e do reconhecimento das boas práticas ambientais realizadas pelas pessoas físicas e jurídicas no Estado de Minas Gerais, criou o Prêmio de Boas Práticas Ambientais.

O Prêmio visa reconhecer, incentivar e divulgar as boas práticas, ações e projetos de conservação, preservação e recuperação do meio ambiente e dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais, e será realizado anualmente, sendo que sua temática será alterada a cada edição.

As práticas e projetos são avaliados por uma Comissão Julgadora composta por servidores dos órgãos ambientais do Estado de Minas Gerais e possíveis convidados, tais como profissionais renomados e representantes de entidades que atuam na área da temática do Prêmio.

Clique aqui para acessar a Resolução Conjunta SEMAD/FEAM/IEF/IGAM nº 2.608, de 07 de março de 2018, que institui o Prêmio de Boas Práticas Ambientais, cria o Comitê Executivo Permanente e a Comissão Julgadora do Prêmio e dá outras providências.

 

III PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS “MENOS RESÍDUO, MAIS SUSTENTABILIDADE” EDIÇÃO 2019

 

O III Prêmio de Boas Práticas Ambientais - Edição 2019 “Menos Resíduo, Mais Sustentabilidade” é uma iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Sisema que visa reconhecer, incentivar e divulgar boas práticas ou projetos de gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos agropecuários, industriais e minerários no Estado de Minas Gerais.

São elegíveis ao III Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Menos Resíduo, Mais Sustentabilidade” pessoas físicas ou jurídicas que possuam práticas ou projetos voltados à gestão de resíduos sólidos agropecuários, industriais ou minerários, de autoria própria, em execução ou executados no Estado de Minas Gerais, que possuam regularização ambiental nos casos aplicáveis e que atendam aos demais critérios do regulamento.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

1. REGULAMENTO

Clique aqui para acessar o Regulamento oficial na sua íntegra.

 

2. INSCRIÇÕES

Para se inscrever no III Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Menos Resíduo, Mais Sustentabilidade”, o participante deverá ter ciência das condições previstas no regulamento do prêmio, e preencher e encaminhar o Formulário de Inscrição para o e-mail premio.boaspraticas@meioambiente.mg.gov.br.

O período de inscrição inicia em 21 de março e termina em 21 de maio de 2019.

As inscrições são gratuitas e automaticamente implicam na plena aceitação de todas as disposições previstas no regulamento.

Clique aqui acessar o Formulário de Inscrição.

 

3. CATEGORIAS

O III Prêmio de Boas Práticas Ambientais contempla as seguintes categorias:

a) Melhor Prática ou Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos Agropecuários;

b) Melhor Prática ou Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos Industriais;

c) Melhor Prática ou Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos Minerários.

Cada uma das categorias são divididas nas seguintes subcategorias:

a) Cidadão, grupo de cidadãos ou organização da sociedade civil;

b) Órgão público municipal, estadual ou federal;

c) Instituições privadas.

 

4. PREMIAÇÃO

Serão premiadas as práticas ou projetos com a melhor avaliação de cada uma das subcategorias.

Todos os vencedores de cada subcategoria serão contemplados igualmente com:

a) Certificado ou placa de reconhecimento, como melhor prática ou projeto de gestão de resíduos sólidos da subcategoria ganhadora;

b) Hospedagem gratuita, para até quatro pessoas à escolha do vencedor, em um dos alojamentos dos Parques Estaduais do Itacolomi, Rio Preto ou Ibitipoca, durante até 3 (três) dias consecutivos e por uma única vez, nas condições no regulamento;

c) Direito de uso da logomarca do III Prêmio de Boas Práticas Ambientais para divulgação da prática ou projeto vencedor, conforme modelo a ser fornecido pelo Sisema.

 

5. CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

A cerimônia de premiação será realizada no município de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, no ano de 2019, em local e data a serem informados com antecedência mínima de quinze dias nesta página oficial do prêmio.

Clique aqui para acessar as informações do II Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Águas Gerais” Edição 2018

14-05-2019