ENGENHARIA: PERSPECTIVA PROFISSIONAL



Para abordar a atuação e perspectivas profissionais, mercado de trabalho e papel das associações de classe, o presidente da ABES-MG, Rogério Siqueira, esteve em Governador Valadares para palestrar aos alunos do curso de engenharia sanitária e ambiental do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O convite foi uma iniciativa do professor Fábio Cruz, mestre em ciências ambientais e pesquisador na área de recursos hídricos e temáticas afins.

professor Fábio Cruz IFMG e Rogério Siqueira ABES-MG

Durante o encontro, realizado em 17 de abril, Rogério apresentou o trabalho desempenhado pela ABES-MG, descreveu sua trajetória pessoal e carreira profissional e abordou outros temas como a Medida Provisória 868/2018, que altera o marco legal do saneamento básico no Brasil.

Ele explicou que, na visão da ABES, esse modelo apresentado pela MP é um retrocesso que afetará diretamente os municípios pequenos e a população mais pobres do país. A medida dificultará os investimentos para ampliação e prestação dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, prejudicando a universalização dos serviços. Ressaltou ainda que, a ABES vem discutindo o texto da MP com os parlamentares e que apresentou alternativas para melhorar a proposta.

ABES-MG palestra para estudantes da engenharia sanitaria e ambiental do IFMG

Rogério destacou que, independente do modelo de gestão adotado para os próximos anos, dado o fato da maioria dos municípios ainda necessitar de investimentos nos quatro eixos do saneamento (água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem) o mercado para atuação de novos engenheiros é bastante promissor.

Afirmou ainda que, profissionais qualificados sempre serão necessários e que os avanços da ciência e da tecnologia exigem constante atualização e reciclagem do profissional da engenharia. Principalmente, diante das novas soluções e alternativas para a gestão dos resíduos sólidos.

Rogério Siqueira palestra para alunos da engenharia do IFMG

Após a explanação, respondeu a dúvidas e questionamentos dos alunos e convidou-os a conhecer e se integrar ao Programa da ABES “Jovens Profissionais do Saneamento”. Por fim, agradeceu a oportunidade e colocou a ABES à disposição do IFMG para parcerias que colaborem com a integração dos alunos do Campus Governador Valadares ao mercado da engenharia.

 

 

Notícias