EMPREENDIMENTO CSUL APROVADO NO COPAM

Por 10 votos a dois, a Câmara de Atividades de Infraestrutura de Transporte, Saneamento e Urbanização (CIF) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), concedeu a Licença Prévia para tornar viável o megaempreendimento Centralidade Sul (CSul), localizado próximo à Lagoa dos Ingleses, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A votação, realizada em 25 de setembro, contou apenas com os votos contrários da ABES-MG, representada por Samir Abud Mauad, e da ONG Ponto Terra, representada pelo advogado Gustavo Tostes.

O principal questionamento ao CSul diz respeito às condições hídricas. O complexo está situado nas proximidades da Serra da Moeda, entre o Rio das Velhas, a leste, e o Rio Paraopeba, do lado oeste, principais bacias de abastecimento de Belo Horizonte. Não existe a comprovação de disponibilidade hídrica para o empreendimento como um todo.

Agora, a CSul precisa buscar outras duas licenças, que podem ser viabilizadas em até três anos. A de implementação, que deve detalhar como será a captação de água, uso do solo e do espaço e a licença de operação, que autoriza a realização das obras.

Confira outras notícias

Jornal Estado de minas

Jornal Hoje em Dia