Amis divulga campanha para fim do uso das sacolas plásticas em BH

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), recebeu na quinta-feira (7/4/11) a visita do conselho diretor da Associação Mineira de Supermercados (Amis), de ex-presidentes da entidade, além de representantes de grandes redes de supermercados.
A visita foi uma oportunidade para os representantes da Amis divulgarem a campanha de conscientização para diminuição do uso de sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais, e para marcar a iniciativa, foram distribuídas sacolas retornáveis a cada um dos presentes.
De acordo com dados da Amis, apenas em Belo Horizonte, são utilizadas cerca de 450 mil sacolas por dia, o que totaliza mais de 13 milhões de sacolas ao mês.

O encontro, que foi seguida de um almoço, contou também com as presenças do 2º-secretário da ALMG, deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), do 3º-secretário, deputado Jayro Lessa (DEM), e dos deputados Gustavo Corrêa (DEM), Tiago Ulysses (PV) e Leonardo Moreira (PSDB).

O presidente do conselho diretor da Amis, José Nogueira Soares Nunes, lembrou o 40º aniversário da associação, comemorado no último dia 10 de janeiro. O presidente Dinis Pinheiro anunciou que vai solicitar a realização de uma Reunião Especial em homenagem aos 40 anos de fundação da Amis.
Dinis Pinheiro destacou a importância do setor de supermercados para a economia mineira. "Eles cumprem um papel extraordinário na geração de empregos, com quase 150 mil postos de trabalho em Minas Gerais". O presidente disse, ainda, que o Estado tem o momento é propício para mais investimentos e geração de novos empregos.

O presidente da Amis considera o momento oportuno para incentivar o uso de sacolas retornáveis. no mês passado, entrou em vigor em Belo Horizonte uma lei proibindo o fornecimento de sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais da Capital.

Durante o encontro, os representantes da Amis salientaram que seria importante estender essa norma a todo o Estado. O presidente Dinis Pinheiro lembrou que já tramita na Assembleia um projeto de lei de autoria do deputado Leonardo Moreira com o objetivo de estabelecer normas para fornecimento de sacola plástica por estabelecimentos comerciais no Estado.


11-4-2011