Workshop debate bacias hidrográficas

De 11 a 15 de julho de 2017, a Universidade Federal de Uberlândia sediará o VI Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas (PDSBH). O evento técnico-científico tem por objetivo consolidar a troca de experiências e o desenvolvimento de técnicas e políticas de gestão ambiental.

Além disso, propiciará a divulgação de conhecimento e ampliará a interlocução entre pesquisadores e gestores, do Brasil e do exterior, sobre o planejamento e gestão de bacias hidrográficas, servindo como referência para estudantes de graduação, pós-graduação, técnicos e gestores de instituições públicas e privadas, membros de Comitês de Bacias Hidrográficas e as comunidades em geral.

Ao final do encontro será produzido um documento registrando os avanços científicos e práticos já alcançados e apontando as possibilidades que devem ser perseguidas. Estarão presentes representantes de diversas universidades brasileiras, estrangeiras e entidades afins, Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), Associação Nacional de Pós Graduação em Geografia (ANPEGE), Agência Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenheiros Florestais (ABEF), Instituto Mineiro de Águas (IGAM), dentre e outros.

Objetivos do evento

O VI Workshop Internacional Sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas pretende consolidar e dar continuidade ao espaço de interlocução e troca de experiências entre os pesquisadores, gestores de organizações e membros das comunidades que atuam e têm interesse na área de planejamento e gestão de bacias hidrográficas. Será produzido um documento que registra os avanços científicos e práticos já alcançados e apontando para as possibilidades que devem ser perseguidas.

As versões anteriores do Workshop Internacional contribuíram para o avanço dos estudos na temática e no aprimoramento de métodos e técnicas de pesquisa, planejamento e gestão de bacias hidrográficas. O atual envolvimento da Agência Nacional de Águas (ANA) na execução da política nacional neste campo é justamente uma demonstração dos avanços já alcançados.

O evento propiciará a divulgação de conhecimentos e ampliará a interlocução entre pesquisadores e gestores, do Brasil e do exterior sobre o planejamento e gestão de bacias hidrográficas, servindo como referência básica para os estudantes de pós-graduação, graduação, técnicos e gestores de instituições públicas e privadas, especialmente para os membros de Comitês de Bacias Hidrográficas e para as comunidades em geral.

Em síntese, os principais objetivos do VI Workshop são:

• Promoção de discussão sobre os Eixos Temáticos propostos;

• Fornecer subsídios para formação de uma política nacional sobre intervenções em Bacias Hidrográficas;

• Atualizar os conceitos sobre os diversos temas relacionados ao manejo e sustentabilidade das Bacias Hidrográficas;

• Atualizar informações sobre Tecnologias e Inovação para a Sustentabilidade em Bacias Hidrográficas.

Histórico:

Esse evento foi realizado, inicialmente, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza (CE), nos anos de 2007, 2009 e 2011. Em 2013, ocorreu a IV edição, em Presidente Prudente (SP), sob a organização da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e, em 2015, em Belém (PA), pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com diversos apoios financeiros, inclusive do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento é bianual e reune pesquisadores, técnicos, gestores e estudantes nacionais e estrangeiros de diversas áreas da ciência.

03-07-2017

Notícias