CBH Caratinga aprova IBIO para agência de água

No dia 22 de setembro, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga indicou por unanimidade o Instituto BioAtlântica (IBIO) para desempenhar as funções de entidade equiparada de agência de águas da bacia.

A indicação foi oficializada por meio de uma deliberação normativa e será enviada ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos para apreciação. Em 2011, o IBIO foi selecionado para exercer o papel de entidade equiparada dos Comitês da porção mineira da Bacia do Rio Doce, gerindo os recursos arrecadados da cobrança pelo uso da água, conforme orientação dos CBHs.

A proposta agora é dar continuidade à gestão, por meio de nova equiparação junto ao CERH e a celebração de um novo contrato de gestão com o IGAM. Para a secretária executiva do CBH, Nádia Rocha, “seria trágico chegar a dezembro sem um contrato de gestão firmado, pois todo o trabalho da instituição seria paralisado”. Já o conselheiro da ABES-MG, Sávio Nunes, ressaltou que a descontinuidade poderia ocasionar grande prejuízo ambiental, “uma vez que a estrutura se desfizesse, haveria atrasos na implantação de importantes programas de melhoria da qualidade e quantidade de água”.

Veja mais

 

Notícias