Comitê realiza Semana Rio das Velhas

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas realiza, de 14 a 17 de julho, a ‘Semana Rio das Velhas’. A programação terá três eventos: o VI Encontro de Subcomitês, em Curvelo, nos dias 14 e 15 de julho; o Seminário Saneamento e Saúde, no dia 16 de julho; e o FestiVelhas, de 15 a 17 de julho, ambos em Morro da Garça.

No VI Encontro de Subcomitês estarão reunidos os coordenadores dos 18 subcomitês, a diretoria do Comitê e outros convidados para discutir a situação atual do rio e aprimorar a gestão do Comitê em prol do fortalecimento dos Subcomitês. Serão realizadas Rodas de Conversa para trocar experiências em defesa dos rios da Bacia, o status atual da gestão das águas no Brasil e a construção de proposições por Unidade Territorial Estratégica.

No dia 16 de julho, o Seminário Saneamento e Saúde pretende contextualizar a situação dos Planos Municipais de Saneamento Básico do CBH Velhas e promover o encontro entre os prefeitos da região para tratar da realidade dos municípios em relação aos recursos hídricos.

Já o FestiVelhas, promovido pelo Projeto Manuelzão, pretende fortalecer ações culturais, condizentes com o imaginário que povoa a Bacia, promovendo palestras, apresentações artísticas e oficinas. 



A Semana conta com a programação de três importantes eventos: o VI Encontro de Subcomitês que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, em Curvelo; o Seminário Saneamento e Saúde que acontecerá no dia 16 de julho, em Morro da Garça e o FestiVelhas entre os dias 15 e 17 de julho, também em Morro da Garça.

 

O evento reunirá os coordenadores de subcomitês, diretoria do Comitê e da AGB e convidados. Participe!

Confira a programação do VI Encontro de Subcomitês:

 

14 de julho (quinta-feira) – Curvelo

10h: Recepção / Checkin no hotel

11h30: Almoço

13h30: Abertura

15h às 18h: Rodas de Conversa – Experiências em Defesa de Rios na Bacia do Rio das Velhas

 

15 de julho (sexta-feira) – Curvelo

08h: Credenciamento

08h30: Gestão das Águas no Brasil (ANA)

09h30 às 11:30: Oficina Varal de Ideias

11h30 às 13h: Almoço;

13h às 15h30: Construção de Proposições por Unidade Territorial Estratégica 15h30 às 17h: Debate e encaminhamentos

 

Seminário Saneamento e Saúde

 

16 de julho (sábado) – Morro da Garça

8h: Credenciamento;

8h30: Abertura

9h às 9h30: Contextualização dos Planos Municipais de Saneamento Básico do CBH Rio das Velhas

9h30 às 10h30: Espaço Aberto – prefeitos da região

10h30 às 11h: Proposições e elaboração da Carta de Morro da Garça

11h à 11h30: Assinatura do Pacto de Compromisso com o Saneamento Básico na Bacia do Rio da Velhas;

12h: Almoço.

Atividades sequenciais: FestiVelhas 2016.

Confira a programação do Festivelhas 2016:

 

Dia 15 de julho (sexta-feira):

 

08h às 18h – Exposições

Mostra de trabalhos do Projeto Manuelzão, da Prefeitura Municipal de Morro da Garça, do Comitê de Bacia do Rio das Velhas e do CEFET de Curvelo.

 

09h e 10h – Grupo Balé Infantil

O grupo de Balé Infantil faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do PROFAAC, atendendo crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. O grupo ensaia suas coreografias sob coordenação da Professora Jéssica Santana.

 

09h30 e 10h30 – Grupo de Capoeira “Filhos de Dandara”

O Grupo de Capoeira foi criado em 2009 com o objetivo de proporcionar aos jovens de Morro da Garça a prática deste esporte, que ensina aos nossos jovens a disciplina, o autoconhecimento e a convivência harmoniosa.

 

10h00 – Oficina de sabonetes e detergentes

Aprenda com Hanna Lima a fazer sabonetes, detergentes, amaciantes e sabão, biodegradáveis.

 

14h00 às 18h00 – Mostra de Documentários e Filmes

Local: Casa da Cultura

 

18h00 – Cinema na Praça

 

19h30 – Guaiana

A Guaiana começou em Morro da Garça por volta de 1900 para limpeza da roça grande. Os seus componentes carregam enxadas, estandarte, bandeira colorida e, de dois em dois, entoam cantigas específicas.

 

20h00 – Tadeu Martins – Causos & Cordéis

Escritor, cordelista e contador de causos.

 

20h30 – Folia de Reis

A Folia de Reis de Morro da Garça possui uma Associação criada em 2010 e representa uma manifestação religiosa que simboliza a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, após seu nascimento.

 

21h00 – Flor do Cerrado

Formado por educadores das áreas de Geografia, Arte e Literatura, cantadores, brincantes e compositores, o grupo canta e deseja estar junto para falar de amor, de poesia e sertão

 

22h00 – Grupo Cheiro d’Água

O grupo musical Cheiro D’água, dirigido pelo compositor Eliseu Rodrigues, com as suas canções, retrata a vida, sertaneja, do ribeirinho das margens do Rio das Velhas e do Velho Chico, contando a rica cultura de um povo muito rico em sabedoria e força pra viver a sua fé.

 

23h00 – Romero Bicalho

O artista de Nova Lima nasceu às margens do Rio das Velhas, valoriza a sua terra e a sua cultura. Ele interpretará canções próprias, samba, reggae e MPB.

 

00h00 – Grupo de Percussão Batuki do Sertão

Criado por Rafa Nunes, o grupo trabalha com a Casa da Cultura do Sertão, a diversidade rítmica brasileira com ritmos do sertão mineiro, em diálogo com sons do mundo contemporâneo.

 

Dia 16 de julho (sábado):

 

09h00 às 18h00 – Exposições

Mostra de trabalhos do Projeto Manuelzão, da Prefeitura Municipal de Morro da Garça, do Comitê de Bacia do Rio das Velhas e do CEFET de Curvelo.

 

09h00 – Encontro de Prefeitos da Bacia do Rio das Velhas

Prof. Marcus Polignano, Prefeito José Maria, prefeitos de cidades da Bacia do Rio das Velhas, autoridades e convidados.

 

10h30 – Amigos do Rio e Pescadores

Na Casa da Cultura, uma prosa sobre as condições do Rio

 

13h30 – Orquestra Jovem da Vallourec

Orquestra formada por crianças e adolescentes, de escolas públicas, da região metropolitana de BH, projeto que nasceu a dez anos, idealizado e produzido pela Imago Mundi Cultural.

 

14h40 – Prosa Ecológica (Casa da Cultura)

Palestra sobre Manuelzão, Guimarães Rosa e Rio das Velhas.

Prof. Marcus Vinicius Polignano, Frei Chico e outros convidados.

 

17h00 – Premiação do Concurso Literário

Entrega dos prêmios e medalhas aos alunos vencedores do concurso de Prosa, Poesia e Desenho.

 

17h30 – Frei Chico

Padre franciscano holandês, Frei Chico é folclorista, músico e vai mostrar verdadeiras pérolas musicais da cultura popular brasileira.

 

18h00 – Coral Vozes do Morro

O Coral Vozes do Morro surgiu no dia 24 de abril de 2016 durante o evento “Sertão, Saber e Sabor’’ realizado em Morro da Garça.

 

18h30 – Cinema na Praça

 

19h30 – Tadeu Martins – Causos & Cordéis

Escritor, cordelista e contador de causos.

 

20h00 – Grupo de violões da Casa da Cultura do Sertão

A primeira apresentação do grupo aconteceu no ‘’Valores da Terra’’, durante a XXXV Festa da Lavoura, em 2015. Coordenado pelo professor e violinista Victor Vidal dos Santos, formado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto.

 

20h30 – Mano a Mano

A dupla Mano a Mano é formada por Quintinin do Bandolim e Alyssinho Lima.

Quintinin já gravou com Sá & Guarabira e Marku Ribas, e o Alyssinho participou com Marcus Viana das trilhas sonoras de Chiquinha Gonzaga e Aquarela do Brasil, da Rede Globo. Bandolim e violão mostrando clássicos da MPB.

 

21h30 – Gabriel Guedes

Compositor, luthier, piloto de ultraleve, músico ligado ao Clube da Esquina, fez no seu primeiro disco uma homenagem ao avô Godofredo Guedes. Gabriel carrega a música no sangue, como herança familiar. Ele é filho do artista Beto Guedes.

 

22h30 – Ganga Bruta + Congadar

Caixa de folia e gaita. Congado e Blues. O show vai apresentar esta mistura dos dois mundos, em uma música que envolve a alma.

 

23h30 – Núcleo Mineiro de Cultura Feijão Queimado

Grupo de quadrilha junina de Belo Horizonte que se destaca em todo o país. É hoje a quadrilha junina mais premiada do Brasil.

 

00h00 – Forró Coladinho

Grupo musical de Morro da Garça, executando um som dançante capaz de alegrar qualquer público.

 

Dia 17 de julho (domingo):

 

08h00 – Missa Sertaneja

Celebração religiosa homenageando o sertanejo.

 

09h30 – Grupo de Contadores de Estórias do Morro da Garça

O Grupo foi criado a partir de Oficinas ministradas em Encontro de Arte e Cultura ao Pé da “Pirâmide do Sertão” por Dôra Guimarães e Elisa Almeida. Ele forma crianças e jovens na arte de narrar estórias de Guimarães Rosa e de outros autores. Atualmente é dirigido por Elisa Almeida e a Casa da Cultura do Sertão, gestora dessas ações.

 

11h30 – Tinga das Gerais & Gabriel da Viola

O ator, poeta e cantor Tinga das Gerais é de Corinto e o violeiro e Mestre de Folia, Gabriel da Viola, é de Morada Nova de Minas. Acabam de lançar o CD SERTÃO ADENTRO. Nas andanças e paragens, levam no embornal os causos e a prosa mineira, onde tecem o dia com palavras e desenham a vida com os pincéis da natureza.

 

 

Notícias