Fórum das Águas: Cidades Sustentáveis e Desafios

A economia de água é um dos fatores que contribuem para uma cidade ser considerada sustentável. Nos últimos anos, está sendo muito discutido o futuro das cidades e da população devido à crise hídrica vivida pelo Brasil.

Outros indicadores como a correta destinação dos resíduos sólidos, melhorias na mobilidade urbana, priorizar a qualidade de vida da população no ambiente urbano, promover a eficiência enérgica e minimizar a poluição atmosférica também estão dentro das bases de diretrizes para uma cidade ser sustentável.

Neste âmbito de discussão, especialista, estudantes e sociedade civil estarão reunidos para debater modelos exemplares e que deram certo em outros países, na perspectiva de aplicar nos municípios brasileiros.

“Montar esse ambiente de interação de conhecimento será eficaz para pensarmos de que forma podemos adaptar ações efetivas de outros países, em prol do meu ambiente, nas nossas cidades”, afirmou Breno Carone, presidente do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar). Ele ainda frisou que é preciso “pensar no futuro e no tipo de ambiente que queremos viver”.

Além da escassez de água, outros temas serão discutidos, entre eles estão esgotamento sanitário, tratamento de água e consumo e a importância da preservação e educação ambiental nas escolas.

No primeiro dia do evento, 21 de outubro, o consultor internacional na área ambiental, Albert Appleton é o idealizador do sistema de água em Nova Iorque. Appleton é um dos destaques do Fórum das Águas “Cidades Sustentáveis e seus Desafios” que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Teatro Inhotim.

Outros palestrantes e a programação completa podem ser conferidos no site www.cibapar.org.br/forum-das-aguas

Fórum das Águas “Cidades Sustentáveis e seus Desafios”

Quando: 21, 22 e 23 de outubro

Onde: Teatro Inhotim (Rua B, nº.20 – Brumadinho –MG)

Inscrições gratuitas: www.cibapar.org.br/forum-das-aguas

*Doe 1kg de alimento não perecível.

 

Notícias