PBH avança em prática de sustentabilidade nas obras

A ordem é reciclar e seguindo essa perspectiva, a Prefeitura de Belo Horizonte instalou na segunda-feira, dia 28, na trincheira da avenida Antônio Carlos, um equipamento capaz de processar duas mil toneladas de entulho da construção civil por dia.

Utilizando tecnologia avançada, o sistema possibilitará a britagem dos resíduos gerados a partir das demolições previstas nas obras de duplicação da avenida Pedro I, possibilitando o reaproveitamento desse material no próprio empreendimento. O britador conta, ainda, com um dispositivo para separação de ferragens do concreto. Após a segregação, elas serão destinadas para reutilização pela indústria siderúrgica.

Com essa visão, a Prefeitura adota mais uma prática de sustentabilidade, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A reciclagem do material de demolição no próprio local de realização das obras possibilita agilidade, economia de recursos naturais e financeiros. Evita, ainda, o tráfego de veículos pesados que seriam destinados ao transporte desses resíduos, caso o processamento fosse realizado em áreas mais distantes.

Para minimizar impactos de poluição, todo o material bruto e britado será monitorado e umedecido várias vezes ao dia. Além disso, o produto final vai passar por análises em laboratório para definir a aplicação mais adequada na obra. A máquina permanecerá no local durante o período de execução das obras de duplicação avenida Pedro I, com cronograma de encerramento previsto para o primeiro semestre de 2013.

30-3-2011

 

Notícias