Definidas sedes regionais do Seminário das Águas

Montes Claros, Divinópolis, Governador Valadares, Ubá, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Araçuaí, Paracatu e Uberlândia sediarão os nove encontros regionais do Seminário Águas de Minas III - Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade. A decisão foi comunicada nesta quinta-feira (11/6/15), durante a 9ª reunião preparatória do evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Os encontros vão preceder a etapa final do seminário, a ser realizado entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro deste ano. O primeiro deles, em Montes Claros (Norte de Minas), acontece no próximo dia 30. Ao longo do encontro, será apresentado panorama sobre os recursos hídricos na região. Motivo de impasse na reunião preparatória anterior, os participantes entram em consenso sobre quais entidades vão expor esse diagnóstico: os comitês de bacias hidrográficas envolvidos e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Para a apresentação do diagnóstico, foram definidas recomendações que vão pautar os expositores quanto às informações, abordagens e aos dados a serem contemplados no panorama. Também durante o encontro regional, serão formados grupos de trabalho a fim de consolidar propostas para o enfrentamento da crise, saneamento básico, gestão dos recursos, dentre outros temas, a serem apreciados na plenária final do evento.

Confira a programação dos encontros regionais:

Agrupamentos de bacias

Sede do encontro

Data

Rio Verde Grande e Jequitaí-Pacuí

Montes Claros

30/6

Alto São Francisco

Divinópolis

2/7

Rio Doce

Governador Valadares

7/7

Paraíba do Sul

Ubá

4/8

Alto e Médio Rio Grande

Poços de Caldas

6/8

Paraopeba e Velhas

Belo Horizonte

11/8

Mucuri, Jequitinhonha e Mosquito

Araçuaí

13/8

Paracatu e Urucuia

Paracatu

18/8

Paranaíba e Baixo Rio Grande

Uberlândia

20/8

15-06-2015

Notícias