CBH Suaçuí se reúne em Governador Valadares

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí realizou, no dia 14 de maio, reunião extraordinária em Governador Valadares. Segundo o representante da Abes-MG, Geraldo Magela, dentre os assuntos abordados está a progressão do Preço Público Unitário (PPU) relativo a cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia e o programa de uso racional.

Segundo Magela, mesmo com a manifestação contrária de algumas entidades, como a Abes, a maioria dos membros votou favorável a progressão do PPU correspondente à cobrança pela captação de água na bacia do Rio Suaçuí. Os valores do exercício 2015 foram alterados e passarão de R$ 00,02 centavos para R$ 0,03 centavos por m³. A justificativa, é não comprometer a gestão orçamentária e financeira da Entidade e garantir o cumprimento das metas de desembolso individualizado por bacia.

Também foram apresentadas as análises das áreas indicadas para a implantação do Programa de Incentivo ao Uso racional da Água na Agricultura (P22), que prevê a instalação de 40 irrigâmetros na bacia do Suaçuí, ainda em 2015. Foram identificadas áreas críticas relacionadas ao uso de água para irrigação nos municípios de Cantagalo, Campanário, Divino das Laranjeiras, Frei Inocêncio, Governador Valadares, Peçanha, Periquito, Santa Efigênia de Minas e Virginópolis. Estratégias serão estabelecidas para o aumento da eficiência do uso da água da irrigação nas áreas municipais. O Grupo de Trabalho iniciará o programa nas propriedades indicadas pela COPASA e EMATER. À medida em que as ações forem sendo implementadas, o CBH indicará as demais propriedades.

Em relação ao Programa de Recomposição de Nascentes e APP’s (P52), ficou definido que a área piloto será a micro bacia do Rio Suaçuí pequeno, em Peçanha-MG. O município enfrenta problemas de escassez hídrica e está com o abastecimento público comprometido. Arranjos institucionais favoráveis (COPASA, Prefeitura, IMA, IEF, CENIBRA, ONGs, Ministério Público).

O CBH Suaçuí também decidiu que fará visitas aos municípios indicados pela Copasa, para apresentar o evento Caravana das Águas.

 

18-05-2015

 

 

Notícias