Fapemig divulga resultado do Edital Sisbiota-Brasil

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou nesta quinta-feira (24) o resultado do Edital do Programa Sisbiota-Brasil (Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade). A iniciativa, parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vai destinar cerca de R$ 3,5 milhões para os projetos aprovados em universidades mineiras. Entre os temas das pesquisas estão regeneração em florestas tropicais secas e o uso sustentável de espécies frutíferas da Amazônia e Nordeste.

O Sisbiota-Brasil é uma rede nacional de pesquisa que tem finalidade de aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira através do financiamento de trabalhos científicos. A intenção é ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e melhorar a capacidade preditiva de respostas às mudanças globais, particularmente às mudanças de uso e cobertura da terra e mudanças climáticas, associando formação de recursos humanos, educação ambiental e divulgação do conhecimento científico.

O Sistema é uma organização conjunta entre os ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação e do Meio Ambiente, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de 18 fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), entre elas a Fapemig.

25-3-2011