A Hora do Planeta está chegando

A Câmara Legislativa e a Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, ambas do Distrito Federal, assinaram, na manhã desta quinta-feira (23), os Termos de Adesão ao Movimento Hora do Planeta. A cerimônia aconteceu no gabinete da Presidência da Câmara, no edifício-sede da Casa, e contou com as presenças da secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú; do presidente da Câmara, deputado Patrício; dos deputados Cláudio Abrantes, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente; Wasny de Roure, líder do governo na Câmara; Israel Batista; Joe Valle; e do secretário de Justiça, Alírio Neto.

Durante o encontro, Denise Hamú, destacou os objetivos da campanha e apresentou os números mais recentes das adesões, até o momento. "Mais de 80 cidades e mais de mil empresas do Brasil inteiro já compartilham do gesto adotado agora por esta assembléia, de abraçar a causa da defesa do meio ambiente e levar adiante a mensagem e o exemplo para outras pessoas", afirmou.

A secretária-geral do WWF-Brasil observou, ainda, que a Hora do Planeta não se esgota no ato simbólico do apagar das luzes, mas sim no que as pessoas vão passar a fazer a partir do dia 26 de março."O compromisso deve ser semelhante às resoluções que sempre fazemos, a cada início de ano. A diferença é que são atitudes permanentes, pelo resto da vida, se queremos ter um planeta melhor", acrescentou.

Ao assinar o Termo de Adesão, o presidente da Câmara Legislativa elogiou a iniciativa global da Rede-WWF e assinalou que a preocupação com as questões ambientais é crescente entre os brasilienses. "Esta é a primeira legislatura a funcionar no novo prédio da Câmara e sabemos que entre os parlamentares mais jovens, como Israel Batista, o meio ambiente será tema de amplos de debates e de muitos projetos da Casa", disse o deputado Patrício.

O deputado Israel Batista, autor da iniciativa de incluir a Câmara na Hora do Planeta, ficou satisfeito pela concretização do sonho. "Fico feliz pelo presidente (deputado Patrício) ter aceitado incluir a Casa nesse novo mundo da defesa do meio ambiente. E vários projetos virão, como o que prevê o uso de papel reciclado nas repartições públicas de Brasília", salientou.

Também durante a assinatura do documento relativo à participação da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente na Hora do Planeta, o coordenador Cláudio Abrantes ressaltou a importância de os deputados passarem a priorizar temas que dizem respeito ao cotidiano e à qualidade de vida das pessoas no Distrito Federal. "É extremamente significativo o fato de Brasília ser a primeira cidade do País a ter uma frente parlamentar formalmente inserida nas ações da Hora do Planeta", afirmou.

O secretário de Justiça do Distrito Federal, Alírio Neto, que fez questão de participar da cerimônia, lembrou que as apreensões com o aquecimento global e suas consequências também sensibilizam o governo Agnelo Queiroz. "Ações como a Hora do Planeta, certamente, vão passar a receber, cada vez, mais o nosso apoio e o nosso envolvimento", declarou.

 

 

Notícias