CBHSF aplica recursos da cobrança no Itapecerica

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) está investindo, desde o dia 5 de junho, em serviços de recuperação hidroambiental na bacia do rio Itapecerica, nos municípios de Divinópolis, São Sebastião do Oeste e Carmo da Mata.

As iniciativas integram a segunda leva de projetos que o Comitê implanta nos estados que compõem a bacia (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) com recursos da cobrança pelo uso da água.

Da primeira etapa, 16 projetos já foram finalizados e outros cinco estão em fase de execução. Foram investidos aproximadamente R$ 14,3 milhões nas primeiras ações e outros R$ 15 milhões estão previstos para 25 novos projetos de mesma linha e mais outro de construção de adutora para captação de água em território indígena, em Alagoas.

Os serviços priorizam o controle de erosão, a proteção de nascentes de micro ou pequenas bacias e contribuem para o aumento da qualidade e quantidade das águas.

As principais ações são a construção de curvas de nível, paliçadas, terraços e barraginhas para a contenção de águas pluviais; melhorias ecológicas nas estradas vicinais; recomposição vegetal; cercamento de nascentes e mobilização das comunidades em torno de iniciativas de educação ambiental.

Veja o convite.

 

16-06-2014

Notícias