Afluentes do São Francisco debatem problemas

Belo Horizonte sediou, no dia 21 de maio, o II Encontro de Comitês Afluentes do Rio São Francisco, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O objetivo do encontro, que contou com a participação de representantes de 16 afluentes, é fortalecer a relação entre a entidade e os comitês de rios tributários – cursos d’águas menores que deságuam em rios principais – buscando soluções para os graves problemas de degradação ambiental e escassez hídrica vividos pelo São Francisco.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, ressaltou a importância da reunião. “Estamos aqui para fortalecer a nossa grande bandeira de luta. Em tempos de grandes adversidades, do ponto de vista hidrológico, temos que montar uma agenda objetiva, buscando uma visão acerca dessa crise que estamos vivendo ”.

No encontro, que contou com a participação de representantes dos estados da bacia ( Minas Gerais, Alagoas e Sergipe) foram expostos os principais problemas enfrentados pelas populações ribeirinhas nos afluentes do São Francisco. A integrante do CBH Sobradinho, da Bahia, Cícera Silvana, clamou por ajuda ao rio. “Queremos tirar nosso Velho Chico da UTI. Despejos de resíduos, assoreamento, falta de esgotamento sanitário, consumo de água de maneira desorganizada e desmatamentos são alguns dos problemas que precisam ser sanados urgentemente. Essa reunião serve com norteador na busca por soluções”.

Participaram do debate o CBH Pajeú (PE); Consu/Poço da Cruz (PE); Consu Garças (PE); Consu Chapéu (PE); Consu Nilo Coelho (PE); Consu Ingazeira (PE); CBH Verde e Jacaré (BA); CBH Salitre (BA); CBH Grande (BA); CBH Paramirim (BA); CBH Corrente (BA); CBH Alto São Francisco (MG); CBH Pará (MG); CBH Paraopeba (MG); CBH Três Marias (MG); CBH Velhas (MG); CBH Jequitaí – Pacuí (MG); CBH Paracatu (MG); CBH Urucuia (MG); e CBH Afluentes Mineiro do Médio SF (MG).

O II Encontro dos Comitês Afluentes do Rio São Francisco antecedeu a programação da XXV Plenária Ordinária do CBHSF, que acontece nos dias 22 e 23 de maio, também na capital mineira.