Eleição 2014/2016 no Subcomitê Ribeirão do Onça

 

Criado em 1998, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) é um órgão de Estado, colegiado, que discute e define a política, regras, propostas e projetos para melhoria da quantidade e qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

Esse comitê é eleito e composto por 56 representantes de ONGs, associações, usuários de água (que fazem uso econômico da água) e representantes de órgãos de governo. Buscando ampliar sua atuação junto com as Comunidades, aprovou em 2004 a efetivação dos Subcomitês, possibilitando a participação de um número maior de pessoas nas decisões sobre as águas e o meio ambiente em todos os cantos da bacia, dentre eles o Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça (SCBH Ribeirão Onça), que abrange os municípios de Contagem e Belo Horizonte.

 O SCBH Ribeirão Onça desde a sua criação, desenvolveu ações como o Curso sobre "Bacia hidrográfica como instrumento pedagógico - Uso de GPS e Google Earth para mapeamento participativo", 1º etapa do Projeto Hidroambiental de Valorização das Nascentes Urbanas nas Bacias Hidrográficas dos Ribeirões Arrudas e Onça, publicou a cartilha da bacia do Ribeirão Onça, além de apoio à eventos relacionados ao meio ambiente e recursos hídricos,articulação e mediação de conflitos nas microbacias.

A eleição é o momento para as instituições se tornarem parte da nova composição do Subcomitê, participar das decisões, planejar e aprimorar a gestão das águas. As entidades interessadas em participar da nova composição deverão estar presentes na próxima reunião ordinária do SCBH Ribeirão Onça:

 

ELEIÇÃO SCBH RIBEIRÃO ONÇA: GESTÃO 2014-2016*

DATA: 10 de abril (quinta feira)*

HORÁRIO: 14 horas*

LOCAL: Secretaria de Administração Regional Municipal Nordeste (Rua Queluzita, Nº45, bairro São Paulo).

 O Subcomitê é composto pelos segmentos:

*Sociedade civil organizada: associações, entidades de pesquisa,organizações não governamentais.

*Usuários de água: empresas, concessionárias municipais de saneamento básico, produtores rurais que fazem uso da água por meio da captação superficial e subterrânea.

*Poder público: órgãos públicos do poder municipal, estadual e federal.

 Para informações complementares e a confirmação de presença, pelo telefone (31) 3222-8350 ou pelo e-mail: izabella.resende@cbhvelhas.org.br

 

 

 

 

 

 

 

Notícias