Bacias do Rio Doce realizam encontro anual

Evento tem como tema “Cooperar para integrar: nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”

Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, os 10 comitês que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBHs) – sendo um de integração e abrangência federal, seis mineiros e três capixabas – estarão reunidos na 2ª edição do Encontro Anual de Integração Bacias Hidrográficas do Rio Doce. O objetivo é promover o diálogo sobre a bacia, considerando-a como um todo, da nascente à foz.

Este ano, o evento será realizado em Colatina-ES e traz como tema “Cooperar para integrar: nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. A abertura será no dia 18, às 14 horas, com uma recepção festiva. Às 17h30 será a solenidade, que contará com a presença de membros de todos os comitês e autoridades locais. Na ocasião, cada comitê levará uma amostra da água do rio de sua bacia para representá-la simbolicamente. Às 18h30, o CBH Guandu fará o lançamento do Atlas Socioambiental da bacia, fruto de uma expedição técnico-científica iniciada em 2011. Em seguida, haverá uma palestra, ministrada por Mário Dantas, do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. E a programação do dia terminará com uma inesquecível Noite Capixaba.

Na quinta-feira, dia 19, o Encontro terá início às 8 horas com uma mesa redonda. Os CBHs Doce, Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Suaçuí, Caratinga, Manhuaçu, Guandu, Santa Maria do Doce e São José terão momentos, até o fim da tarde, para expor um pouco do trabalho desenvolvido em suas respectivas bacias. Em seguida, a entidade delegatária com funções de Agência de Água, IBIO-AGB Doce, também fará uso da palavra para dialogar com os comitês sobre o trabalho da agência e seu papel. Às 17 horas terá início o debate. A programação do dia se encerra com uma deliciosa noite Mineira.

O último dia de Encontro será marcado por uma visita de campo à foz do Rio Doce, localizada em Regência-ES. Ao chegar lá, os comitês fixarão suas bandeiras, como símbolo do seu compromisso com a bacia do Rio Doce. Em seguida, os participantes farão uma visita ao Projeto Tamar. O encerramento do evento será com um almoço de confraternização.

Serviço

Data: 18 a 20 de setembro

Local: IFES – Colatina

Endereço: Avenida Arino Gomes Leal – 1700 – Bairro Santa Margarida – Colatina – ES

Notícias