Minas capacitaTriângulo para planos de saneamento

Os municípios do Triângulo Mineiro vão dar o primeiro passo para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico nesta quinta-feira (1). Representantes de 49 cidades da região participam de uma capacitação promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru). O encontro será realizado no Auditório Cícero Diniz - Centro Administrativo (Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, Bairro Santa Mônica, Uberlândia).

Durante o evento, os gestores municipais vão ter a oportunidade de conhecer a metodologia dos planos municipais e serão orientados a desenvolver ações e estabelecer metas para formulação de políticas efetivas de saneamento básico.

O Governo de Minas é o primeiro no país a apoiar a realização do planejamento do saneamento de suas cidades. As ações estabelecidas no plano deverão ser cumpridas até 2014, como pré-requisito para que o município consiga a liberação de recursos, do Estado e da União, destinados a ações como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos entre outras.

De acordo com dados do Ministério das Cidades, apenas nove cidades mineiras possuíam os Planos Municipais de Saneamento Básico concluído antes do início dos encontros promovidos pela Sedru. A expectativa do Estado é que até o final de 2014 todos os 853 municípios já tenham os planos prontos.

Saneamento no Triângulo Mineiro

De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2011, dos 696,4 mil domicílios Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, 629 mil têm abastecimento regular de água canalizada e 52 mil tem poço ou nascente, 643,7 mil são beneficiados com a coleta de lixo feita diretamente por serviço de limpeza e 52,6 mil têm outros tipos de coleta. O estudo também indicou que as redes coletoras de esgotos na região atingem mais de 607,9 mil moradias, e 22,1 mil ainda usam fossa séptica não ligada à rede e 65 mil têm fossa rudimentar.

Serviço:

Capacitação dos municípios do Triângulo Mineiro para a elaboração dos planos municipais de saneamento básico

Data: 1 de agosto de 2013 (quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Auditório Cícero Diniz - Centro Administrativo (Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, Bairro Santa Mônica, Uberlândia)

Notícias