Inaugurado Centro de Referência em Revitalização

O Ministério do Meio Ambiente e a Universidade Federal de Alagoas inauguraram, nesta sexta-feira (10/12), em Penedo (AL), o Centro Integrado de Referência para a Revitalização da Bacia Hidrográfica do Baixo São Francisco, o maior e mais bem equipado do Programa Nacional de Revitalização de Bacias. O local, prédio do século XVII restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Centro Histórico da cidade, passa a centralizar as ações e informações da revitalização regional.
O secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério, que participou da inauguração, destacou a importância do CenIR-Baixo. Para ele, o o novo espaço do centro de referência vai contribuir muito para alcançar os objetivos da revitalização .


As instalações abrigam salas verdes, educação ambiental, Agência do Comitê de Bacia, projetos de recuperação de áreas degradadas e gestão do Zoneamento Ecológico-Econômico. Uma infra- estrutura que, de acordo com o coordenador do MMA para a revitalização, Renato Ferreira, terá condições de atender não só aos setores do estado e da sociedade envolvidos com a implantação e gestão da revitalização, ONGs, movimentos comunitários e pesquisadores da Ufal, como também aos demais programas que vem desenvolvendo ações junto às populações dos municípios ao longo do São Francisco.


Em 2010, os investimentos na recuperação do Rio São Francisco, da nascente à foz, já atingiram a cifra de R$ 4,6 bi, tornando o programa o mais bem sucedido do esforço nacional pela preservação da água. Mais de 2 bilhões foram aplicados na coleta e tratamento de esgoto em municípios às margens do rio, uma das principais causas da poluição das águas.

Abes-MG - Assessoria de Comunicação, com MMA