ANA inaugura núcleo de apoio a recursos hídricos

Foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (9), em Frutal (MG), o Núcleo de Referência e Inovação em Irrigação e Recursos Hídricos, o NURII.

O NURII foi viabilizado por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre a ANA, a Embrapa, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais e a Fundação HidroEx, com vistas ao desenvolvimento de ações voltadas ao uso sustentável dos recursos hídricos no setor de irrigação. Por meio do Núcleo, diversas ações de uso racional serão incentivadas, com ênfase para aquelas voltadas aos países de língua portuguesa, como, por exemplo, aquelas voltadas à recuperação de áreas degradadas.

De acordo com o deputado federal Nárcio Rodrigues, idealizador do HidroEX, o NURII permitirá a conciliação do desejo de produção com a necessidade da preservação dos recursos naturais, sobretudo dos recursos hídricos. "Não há vida onde não há água. Eis a grande importância do NURII para Frutal e para o Brasil", afirmou o deputado durante cerimônia de inauguração.

Para o diretor-presidente da ANA o NURII representa um enorme ganho para o setor de recursos hídricos. Em sua fala, Andreu agradeceu as presenças das autoridades ao evento e enalteceu a cooperação necessária entre as instituições ali representadas para o sucesso do Núcleo, opinião compartilhada pelo governador do Estado de Minas Gerais em exercício.

O seminário "O Estado da Arte da Agricultura Irrigada no Brasil - Desafios e Oportunidades" termina amanhã (10), com a realização de apresentações e debates sobre experiências internacionais na agricultura irrigada; duas oficinas temáticas, uma sobre tecnologia e inovação e outra sobre capacitação; seguidas da 3ª Reunião Ordinária do Fórum Agricultura Irrigada.

Abes-MG - Assessoria de Comunicação, com ANA