Começou o IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública

Começou hoje, 18 de março, em Belo Horizonte, o IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública. Até o dia 22 de março o Minascentro deve receber mais de 1500 pessoas interessadas em discutir e apontar uma direção para equacionar o deficit da saúde pública e do saneamento.

Durante o Painel de abertura " O Papel do Saneamento no Contexto do Desenvolvimento Sustentável", o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson de Carvalho Queiroz Filho, falou sobre os desafios do saneamento e destacou a portaria 192, que institui o processo seletivo para solicitação de recursos para ações de Saneamento Básico nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com recursos do PAC 2.

A Portaria nº 192 de 1º de fevereiro, publicada no Diário Oficial da União do dia 04/2/2013, define que poderão pleitear recursos os municípios com até 50 mil habitantes, com exceção daqueles integrantes das 12 regiões metropolitanas prioritárias. Segundo Gilson, a previsão é investir nessa segunda etapa, o equivalente a R$ 5,3 bilhões em saneamento rural, abastecimento de água, tratamento de esgoto, melhorias sanitárias domiciliares e projetos.

Segundo o presidente da Funasa o objetivo é auxiliar os municípios na elaboração dos Planos Municípais de Saneamento, capacitação de gestores e apoio à gestão. Os municípios interessados devem encaminhar propostas, eletronicamente, até o dia 05/04/2013, após preenchimento de formulário eletrônico diretamente no site da Funasa, por meio do Portal Sigob – Módulo Carta Consulta.

Para acessar o manual, com o passo a passo do Sigob – Módulo Carta Consulta, clique aqui

Para acessar o portal clique aqui.

Notícias