Começa Semana Mineira de Redução de Resíduos

Acontecerá em Belo Horizonte, entre os dias 20 e 28 de novembro, a Semana Mineira de Redução de Resíduos, evento que acontece paralelo à Semana Européia de Redução de Resíduos, promovida pelos Estados membros da Comunidade Européia com apoio do Programa LIFE+ e da Comissão Européia. Minas Gerais é o único estado da América do Sul convidado para participar do evento. A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que será representante do estado mineiro, foi responsável por organizar as atividades locais.


Em Minas Gerais, apenas em 2008, foram gerados cerca de quarto milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, podendo atingir em algumas regiões, 1kg/pessoa/dia. Os resíduos industriais inventariados no Estado somam 60 milhões de toneladas. A geração desses resíduos deve ser encarada como um problema sócio-ambiental com consequências negativas não apenas para o meio ambiente, como para a qualidade de vida e o futuro de toda a sociedade. A Semana Mineira propõe metas para a redução desses valores, com o envolvimento de empresas, ONGs, escolas, sociedade e o próprio setor público.


O evento promoverá ações sustentáveis visando a prevenção e a redução de resíduos gerados pelos diversos segmentos da sociedade, incentivando mudanças efetivas de atitudes e comportamentos no consumo e na produção. Para isso, a Semana irá divulgar políticas públicas voltadas para a questão dos resíduos, disseminando técnicas e estratégias mais modernas e eficazes visando à prevenção, o gerenciamento, o tratamento e a destinação de resíduos, realçando o trabalho realizado por diversos atores sociais, por meio de exemplos concretos de redução de resíduos.


Para acessar a programação completa clique AQUI

Abes-MG - Assessoria de Comunicação, com Amda