PBH reabre URPV na região Centro-Sul de BH

Os moradores da Barragem Santa Lúcia, na região Centro-Sul, contam novamente com o auxilio da Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) para entrega de matérias que não são recolhidos pela coleta convencional. Entulho, pneus, colchões, eletrodomésticos e móveis velhos podem ser deixados gratuitamente na unidade que funciona na Avenida Arthur Bernardes, 1.320.

A URPV da Barragem Santa Lúcia foi reaberta após uma reforma. Agora, com a nova infraestrutura, a unidade está funcionando em um espaço mais amplo, onde todo o material recebido é separado por tipo. Os funcionários foram devidamente instruídos sobre a forma correta de separação, uma maneira de facilitar o reaproveitamento dos resíduos.

O gerente de Limpeza Urbana da Regional Centro-Sul, Denílson Pereira de Freitas, explica que a nova prática de recebimento e separação de resíduos irá contribuir para desenvolvimento do município, além de gerar menos poluição. “O objetivo é que possamos separar os materiais recebidos dando a destinação correta para eles, tudo isso sem prejudicar o meio ambiente”, ressalta.

Os resíduos deixados na URPV da Barragem Santa Lúcia são destinados para aterros sanitários de Belo Horizonte e região metropolitana. As URPVs não recebem lixo doméstico, lixo de sacolão, resíduos industriais ou de serviços de saúde, nem animais mortos.

O limite diário de resíduos que pode ser deixados por pessoa nas Unidades de Recebimento é de até 2m³, o que corresponde a duas carroças ou 20 sacos de 100 litros cheios. Todos os materiais devem ser transportados até a unidade pelo próprio cidadão, observando o horário de funcionamento e as condições de atendimento. Esse transporte pode ser feito também pelos carroceiros cadastrados e qualificados pela SLU para práticas ambientalmente corretas.

Publicado em 18-02-2013

Notícias