Instituto Guaicuy-SOS Rio das Velhas eleita para o Conama

A apuração dos votos para as entidades ambientalistas que ocuparão as vagas destinadas ao Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA), no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), foi realizada no dia 4 de fevereiro, com transmissão pela internet. Foram eleitas 11 entidades ambientalistas, sendo duas para cada região do país e uma de âmbito nacional, para o mandato de dois anos (2013/2015). Resultado

 O prazo para apresentação de recursos à Comissão Eleitoral termina no dia 8 e o resultado final das eleições será divulgado no dia 18 de fevereiro. A votação via postal foi encerrada no dia 25 de janeiro e a via eletrônica no dia três de fevereiro.

A entidade de âmbito nacional mais votada foi o Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (PROAM), de São Paulo. As entidades mais votadas para representar as regiões do país foram: Instituto Guaicuy - SOS Rio das Velhas e Sociedade para Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba - Sodemap (Sudeste); ONG Sócios da Natureza e Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte - APROMAC (Sul); Sociedade Nordestina de Ecologia e Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí (Nordeste); SOS Amazônia e Associação Andiroba (Norte); e, Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos - Ecotrópica e Instituto Brasil Central - Ibrace (Centro-Oeste).

A presença destas entidades no Conama representa uma importante função na defesa da agenda ambiental, em diálogo e negociação com os demais segmentos do conselho. As entidades ambientalistas sempre tiveram assento no plenário do Conama. Desde 1989, o CNEA mantém o registro das entidades ambientalistas não governamentais atuantes no país.

 O Instituto Guaicuy, foi formado em 2000 por um grupo de professores da UFMG que se organizou como Instituto Guaicuy – SOS Rio das Velhas/Projeto Manuelzão, tornou-se reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pelo Ministério da Justiça, em 2002. Desde sua criação, o Instituto Guaicuy vem trabalhando em parceria com a FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa), construindo experiências, estrutura e história na gestão das águas da bacia do Rio das Velhas.

 

Notícias