Rede solidária do Paraopeba entra em ação

A Rede Solidária de Vigilância Permanente (ReSOL) da Bacia do Paropeba, que teve início com as Paradas Culturais da Expedição ao rio, já está sendo desenvolvida pelo Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cipabar), com a definição de critérios e diretrizes norteadores para a atuação dos participantes. A Expedição ao Rio Paraopeba, realizada em setembro deste ano, percorreu 497 quilômetros da nascente à foz do rio.


A ReSOL, conforme instituído na Lei 9.433/97, "Lei das Águas", busca a efetivação de uma gestão participativa e descentralizada das águas do Paraopeba, Para isso, a Rede pretende continuar o trabalho iniciado nas Paradas Culturais da Expedição, mobilizando e organizando pescadores, estudantes, professores e moradores das margens do rio para atuarem como agentes de vigilância e preservação das águas do Paraopeba.


Entre as ações previstas para o programa, destacam-se a atuação da sociedade na área ambiental, da sustentabilidade e do consumo consciente; a difusão de informações junto às instâncias decisórias da política pública das águas, coleta de informações para atendimento às necessidades da população ribeirinha; contribuição no processo educativo e de capacitação para o trabalho e geração de informações espaciais na rede web.


Para que as ações programadas sejam desenvolvidas, os participantes serão capacitados pelo Cibapar como agentes produtores de informações sobre o rio Paraopeba, utilizando como instrumentos câmeras fotográficas, aparelhos para análise da água, aparelhos de GPS e outros. Todo material produzido será disponibilizado na Internet, por meio de parceria com o projeto SIG-Web.

"Vamos fazer treinamento específico e direcionado em Introdução à Geotecnologia; Fotografia e Imagem; Qualidade e Quantidade das Águas: Coleta de águas e efluentes; Dados de Saúde Pública e Medição de Vazão em córregos e rios", explica o Secretário-Executivo do Cibapar e coordenador geral da Expedição, Mauro da Costa Val.

 

Abes-MG Assessoria de Comunicação, com Amda

Notícias