CBH Sapucaí abre inscrições para o processo eleitoral

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí recebe, desde o dia 01/02, inscrições para a eleição de novos membros, com mandato 2013-2017. O prazo para o cadastramento vai até 1º de março de 2013. Podem participar os usuários de água, como indústria, mineração, empresa de abastecimento e saneamento, além de organizações não governamentais que atuam na área de recursos hídricos, associações regionais, entidades de classe, instituições de ensino e pesquisa e representantes dos poderes públicos estadual e municipais.

No total são 56 vagas, entre titulares e suplentes, sendo 14 para os representantes do poder público estadual, 14 para os representantes dos poderes públicos municipais, 14 vagas para os usuários de recursos hídricos e 14 vagas para as entidades da sociedade civil. As inscrições podem ser realizadas via correio ou pessoalmente nos endereços:

CBH Sapucaí - Avenida BPS, nº 1303, Bloco 8, Térreo – UNIFEI – IRN – Bairro Pinheirinho, Itajubá/MG, CEP: 37500-903

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, Prédio Minas, 1º andar, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n, Bairro Serra Verde, Belo Horizonte, MG, CEP- 31.630-900.

 Outras informações: http://comites.igam.mg.gov.br; cbhsapucai@cbhsapucai.org.br e gecbh@meioambiente.mg.gov.br.

 A bacia

 O rio Sapucaí nasce a mais de 1.750 metros de altitude, em Campos do Jordão (SP) e é resultado do agrupamento de várias nascentes dentro do município de Campos do Jordão. Da nascente até a foz, na represa de Furnas, o Rio Sapucaí tem uma extensão de 248 km de comprimento. A bacia hidrográfica do Sapucaí é uma sub-bacia do rio Grande e abrange, no estado de São Paulo, os municípios de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí; em território mineiro, o rio percorre os seguintes municípios: Borda da Mata, Brasópolis, Cachoeira de Minas, Cambuí, Careaçu, Carvalhópolis, Conceição das Pedras, Conceição dos Ouros, Congonhal, Consolação, Cordilandia, Córrego do Bom Jesus, Delfim Moreira, Elói Mendes, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Gonçalves, Heliodora, Itajubá, Lambari, Machado, Marmelópolis, Maria da Fé, Monsenhor Paulo, Natércia, Pedralva, Paraisópolis, Paraguaçu, Piranguçu, Piranguinho, Poço Fundo, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São João da Mata, São José do Alegre, São Sebastião da Bela Vista, Sapucaí-Mirim, Senador José Bento, Silvianópolis, Turvolândia, Virgínia e Wenceslau Brás.

 Eleições globais

 Os comitês de bacias hidrográficas de Minas Gerais terão eleições para renovação dos membros e para nova diretoria em 2013. O processo eleitoral acontecerá em 35 comitês e deverá ser finalizado até o dia 30 de junho, com o novo mandato até 2017. A gerente de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Lilian Domingues, destaca que pela primeira vez haverá em Minas Gerais eleições globais, envolvendo todos os comitês estaduais no mesmo período, exceto o CBH Verde Grande, composto também por municípios do estado da Bahia. “A última eleição realizada nesse comitê foi em 2011, com mandato até 2015”, explica.

Lilian Domingues ressalta, ainda, a importância desse momento de renovação. “O processo eleitoral é um momento importante para os comitês, quando os membros são renovados e uma nova diretoria é eleita, ampliando assim a participação ao abrir espaço para novas instituições integrarem o Conselho”, explica.

Acompanhe o processo eleitoral dos comitês pelo endereço: http://comites.igam.mg.gov.br

 

Igam

Notícias