CBH Mogi-Guaçu e Pardo abre inscrições para o processo eleitoral

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo recebe, desde segunda-feira (28), inscrições para a eleição de novos membros, com mandato 2013-2017. O prazo para o cadastramento vai até 14 de março de 2013. Podem participar os usuários de água, como indústria, mineração, empresa de abastecimento e saneamento, além de organizações não governamentais que atuam na área de recursos hídricos, associações regionais, entidades de classe, instituições de ensino e pesquisa e representantes dos poderes públicos estadual e municipais.

No total são 80 vagas, entre titulares e suplentes, sendo 20 para os representantes do poder público estadual, 20 para os representantes dos poderes públicos municipais, 20 vagas para os usuários de recursos hídricos e 20 vagas para as entidades da sociedade civil. As inscrições podem ser realizadas via correio ou pessoalmente nos endereços:

CBH Mogi-Guaçu e Pardo, Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Poços de Caldas, Travessa Santa Cruz, nº 149 - Poços de Caldas - MG – CEP: 37701-486, A/C Angela M. dos Santos (DMA) 

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, Prédio Minas, 1º andar, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n, Bairro Serra Verde, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP- 31.630-900.

Outras informações: http://comites.igam.mg.gov.br; cbh.mogipardo@yahoo.com.br; antoniocarlos.sales2005@hotmail.com e gecbh@meioambiente.mg.gov.br.

A bacia

Os afluentes mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo estão inseridos na região Sul de Minas Gerais. A bacia tem uma população estimada de 378.631 habitantes (IBGE – 2007) e é composta pelos municípios: Bom Repouso, Borda da Mata, Bueno Brandão, Estiva, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Munhoz, Ouro Fino, Senador Amaral e Tocos de Mogi, Albertina, Andradas e Ibitiura de Minas, Bandeira do Sul, Botelho, Caldas, Campestre, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas, Arceburgo, Guaranésia, Guaxupé e Monte Santo de Minas.

Eleições globais

Os comitês de bacias hidrográficas de Minas Gerais terão eleições para renovação dos membros e para nova diretoria em 2013. O processo eleitoral acontecerá em 35 comitês e deverá ser finalizado até o dia 30 de junho, com o novo mandato até 2017. A gerente de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Lilian Domingues, destaca que pela primeira vez haverá em Minas Gerais eleições globais, envolvendo todos os comitês estaduais no mesmo período, exceto o CBH Verde Grande, composto também por municípios do estado da Bahia. “A última eleição realizada nesse comitê foi em 2011, com mandato até 2015”, explica.

Lilian Domingues ressalta, ainda, a importância desse momento de renovação. “O processo eleitoral é um momento importante para os comitês, quando os membros são renovados e uma nova diretoria é eleita, ampliando assim a participação ao abrir espaço para novas instituições integrarem o Conselho”, explica.

Acompanhe o processo eleitoral dos comitês pelo endereço: http://comites.igam.mg.gov.br

 

 

Publicado em 29-01-2013