Fórum vai discutir descarte de resíduos eletrônicos

Estão abertas as inscrições para o V Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública que será realizado no dia 03 de dezembro, no Auditório da Procuradoria Geral da República. A ideia é promover um intercâmbio de soluções sobre os resíduos eletroeletrônico, dentro dos setores estatais e da iniciativa privada.


O problema é preocupante. Dados da OnG Solving the E-Waste Problem (StEP), divulgados no início do ano, indicam que, no Brasil, é descartado anualmente 0,5 Kg de lixo eletrônico por habitante. E pior: todo esse lixo tóxico é jogado fora sem nenhum cuidado para impedir que contaminem o meio ambiente. Na China, o dado é mais baixo: eles descartam por ano 0,2kg por habitante.


Mas o Governo Federal tem se movimentado para combater o problema. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em agosto, apresenta novidades, como a "responsabilidade compartilhada", comprometendo a sociedade, empresas, prefeituras e governos estaduais e federal na gestão desses resíduos. "Outro avanço da lei é a questão da logística reversa, que trata do pós-consumo", afirma Geraldo Abreu, diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socio-ambiental do MMA. "Com isso a lei obriga que fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores realizem o recolhimento de embalagens usadas", garante Abreu.


"O seminário vai ser uma boa oportunidade para que possamos mostrar as melhores práticas e discutir soluções", disse.


A participação no Fórum é aberta a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas na página eletrônica da A3P: www.mma.gov.br/A3P.
Para acessar a programação, clique AQUI

 

Abes-MG - Assessoria de Comunicação, com MMA