Copasa inicia pesquisas para Uso Agrícola de Águas Residuárias em Janaúba

A Diretoria de Operação Norte da Copasa, inaugurou no mês de julho o projeto Área Experimental para Uso Agrícola de Águas Residuárias na Estação de Tratamento de Esgoto de Janaúba.

O projeto "Área Experimental para Uso Agrícola de Águas Residuárias" foi desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com o objetivo de estabelecer um espaço destinado à pesquisa voltada para o aperfeiçoamento dos processos de disposição final dos efluentes do tratamento do esgoto da Copasa. Para isso, serão incorporadas práticas inovadoras e sustentáveis que obtenham resultados positivos para as comunidades locais e que contribuam para o desenvolvimento científico, econômico e social da região.

Nesta primeira etapa, o projeto Área Experimental buscará estabelecer as diretrizes para a aplicação do efluente tratado da ETE como adubo para as culturas de banana prata e algodão.

Além de José Benedito Nunes, Prefeito de Janaúba, o evento foi prestigiado pela diretoria da Copasa, por representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por Marcos Koiti, Coordenador acadêmico da Unimontes, representantes da UFMG e de diversos segmentos da população como a Associação Comercial e Industrial do município, ONGs e órgãos ambientais.