Parque Serra Verde tem novo Conselho Consultivo

No último dia oito de maio, o Parque Estadual Serra Verde (PESV) ganhou um novo Conselho Consultivo.  Durante a cerimônia de posse, que aconteceu no Centro Comunitário do Bairro Serra Verde, o gerente André Portugal Santana, relembrou a trajetória de criação do Parque e afirmou que conta com a participação dos novos conselheiros para dar continuidade ao trabalho de ampliação das atividades na Unidade.

Segundo André Portugal, a participação dos conselheiros é fundamental para a tomada de decisões. “O órgão consultivo integra a estrutura do PESV, atua em apoio ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) e contribui com a implementação de ações e objetivos do Parque”, disse.

Ainda de acordo com o gerente do PESV, os conselheiros eleitos para o mandato 2012/2014 devem realizar sua primeira reunião ainda nesse semestre. “Com o Plano de Manejo em mãos e orientados pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), o desafio agora será avançar com as desapropriações, pois grande parte da área do parque ainda pertence a particulares, para em seguida, fazermos o cercamento e dar continuidade a implantação do Plano”, afirma.

 De acordo com a Lei 9.985, que institui o SNUC, o Plano de Manejo é um documento técnico obrigatório que estabelece o zoneamento da UC e as normas de uso da área, bem como prevê a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão. Mais do que um documento puramente descritivo sobre os aspectos bióticos, abióticos e socioeconômicos, o Plano de Manejo deve indicar as estratégias e as prioridades para a UC, os resultados a serem alcançados e como atingi-los.

O Parque Serra Verde foi criado pelo Decreto Estadual s/no, de 12 de dezembro de 2007, com uma área de 105,24 ha, sendo posteriormente ampliado pelo Decreto no 45.077, de março de 2009, para 142 há e tem por finalidade proteger a fauna e a flora regionais, a biota e os cursos d'água e criar condições para o desenvolvimento de pesquisas e estudos, de modo a conciliar, harmoniosamente, o uso científico, educativo e recreativo, com a preservação integral e perene do patrimônio natural.

As diversas nascentes encontradas em sua área são fundamentais ao abastecimento do sistema de lagoas que a região possui além de contribuírem com a recarga hídrica da sub-bacia do Ribeirão do Onça e do Ribeirão Floresta, que deságua no Córrego Isidoro.

O Parque destaca-se também no Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, juntamente com o Parque Estadual do Sumidouro e da Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa. Importante fragmento de área verde na malha urbana da cidade proporciona a melhoria da qualidade de vida e serve como refúgio e local de alimentação e reprodução de espécies nativas.

A expectativa é que um grande público visite a unidade, devido à proximidade com a Cidade Administrativa de Minas Gerais e grande população do seu entorno. A unidade já possui sede administrativa e oferece atividades de pesquisa, integração com seu entorno, educação e interpretação ambiental.

Durante a solenidade, dois membros da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-MG) receberam o certificado como componente do novo Conselho do PESV. José Marcio de Lima Franco representa a Abes-MG no seguimento das instituições de caráter técnico científico e Fátima Gouvea, que representa a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), no seguimento empresas estaduais.

Além de André Portugal, também compuseram a mesa a Secretária Municipal da Regional Venda Nova, Flávia Mourão e o Gerente de Compensação Ambiental da Diretoria de Áreas Protegidas do IEF, Samuel Andrade Neves, representando o diretor geral Marcos Affonso Ortiz Gomes.

http://www.abes-mg.org.br/arquivos/site//conselheiros_2012_contatos.doc.

 

Sede Administrativa:

IEF - Sede Administrativa do Parque Estadual Serra Verde

Endereço: Rua Sebastião Gomes Pereira, 140 - Serra Verde - Belo Horizonte / MG.

Telefone: (31) 3455-5266

Contatos com o gerente: andre.santana@meioambiente.mg.gov.br

Notícias