Chuvas repetem a tragédia das águas

Dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) confirmam que até o dia 16 de janeiro, 166 municípios mineiros decretaram situação de emergência. Já são mais três milhões de pessoas afetadas pelas chuvas que atingem o Estado desde o final do mês de outubro.

 Em Minas, 228 municípios comunicaram a ocorrência de danos provocados por enchentes ou inundações graduais, deslizamentos ou escorregamentos, enxurradas, inundações bruscas e vendavais. Assim que é homologada a situação de emergência os municípios passam a contar com maior agilidade nos trâmites burocráticos para contratar serviços, adquirir produtos e fazer obras emergenciais.

O decreto de homologação no âmbito estadual confirma que os atos de declaração de situação anormal enviados pelas prefeituras estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec). A medida permite ainda que o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) preste apoio suplementar aos Municípios e que o Estado envie recursos e faça aquisições em caráter emergencial.
A Confira a relação dos municípios afetados e mais informações sobre as chuvas.

Cedec: www.defesacivil.mg.gov.br

 

 

 

Notícias