Feam e Metrô de BH fecham parceria para coleta de lixo eletrônico

A CBTU-METRÔ BH participa pela primeira vez da 2ª edição da Semana Mineira de Redução de Resíduos, promovida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) em parceria com o Centro Mineiro de Referência em Resíduos e com a Agência Francesa do Meio Ambiente. Ações voltadas à sustentabilidade prometem marcar todo evento, a começar pelas atrações do Festival Lixo e Cidadania, que abre a campanha na Estação Eldorado, na próxima segunda (21), às 15h, com a apresentação do grupo Karecoragem.

A ação no Metrô visa dar destino adequado aos eletroeletrônicos que não funcionam mais. Fabricados com materiais nocivos à saúde e em peças que contem componentes preciosos, os eletroeletrônicos são muitas vezes destinados de modo incorreto ou abandonados em lixões, contaminando o solo, a água, provocando danos à saúde dos seres humanos e gerando desperdícios de materiais caros como cobre, prata e até ouro. A parceria visa facilitar a participação das pessoas incentivando o descarte adequado desses materiais, além de contribuir para mudar o atual cenário que envolve o lixo eletrônico, responsável por mais de 5% do total de lixo descartado no mundo.

Segundo o gerente de Estações e responsável pelo programa de reciclagem do Metrô de BH, Elcio Martins Barcelos, a parceria visa dar continuidade à campanha realizada em outubro e, que recolheu cerca de quatro toneladas de lixo eletrônico, em 15 dias de coleta. "Além de ajudar a formar uma cultura de uso e descarte desses equipamentos, a campanha estimula ações simples e que podem resultar em atitudes mais sustentáveis. Na última ação desta natureza, recolhemos seis containers de material", avalia.

Para o presidente da Feam, José Cláudio Junqueira , "a participação das pessoas é fundamental na busca da cultura da reciclagem, e principalmente na incorporação das práticas do consumo consciente".

O processo de coleta, logística, pesagem e descarte do material ficarão a cargo da empresa Descarte Certo, que vai disponibilizar quatro pontos de recolhimento na capital. Todo o material coletado será reaproveitado ou descartado de forma correta, sem danos ao meio ambiente.

 

Confira os endereços dos postos de coleta:

·Estação Eldorado do Metrô de Belo Horizonte
R. Jequitibás, 530 - Contagem

·Shopping Pátio Savassi
Avenida do Contorno, 6061 Belo Horizonte

·Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais
Hall de entrada do Prédio Minas

·Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMRR.
Av. Belém, 40 - Esplanada. Belo Horizonte/MG


O que coletamos?

Tvs e Videocassetes
Computadores, notebooks, monitores e acessórios
Aparelhos de som
Câmeras e filmadoras
Telefones e celulares
Eletrodomésticos portáteis
Fitas, CDs e DVDs e cabos


O que não coletamos?
Equipamentos eletrônicos acima de 60x60cm

Outros postos de entrega de resíduos eletroeletrônicos em BH:
- Comitê para Democratização da Informática - (31) 3373.2150
- Centro de Recondicionamento de Computadores - (31)3277.6064

 

Notícias