Fhidro tem 36 milhões para investir em bacias mineiras


Vai até 15 de novembro o prazo para o envio de projetos ao Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável (Fhidro).
O edital, que dispõe cerca de R$36 milhões para investimentos em programas e projetos, visa promover a racionalização do uso e a melhoria da qualidade e quantidade dos recursos hídricos.
Entre as diversas linhas de atuação que os projetos podem contemplar estão o cadastro de usuários, a convivência com as cheias, a mitigação da escassez, enquadramento de corpos d'água, recuperação de nascentes, vegetação de matas ciliares, saneamento e estudos de impactos de mudanças climáticas nos recursos hídricos.
O edital também prioriza os projetos elaborados para implementar o Plano Estadual de Recursos Hídricos e os Planos de Bacia das Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRHs).
Outra inovação é que 80% do total do recurso serão divididos entre as 36 UPGRHs, e os outros 20%, serão destinados à demanda espontânea.
As propostas devem ser enviadas ao Fhidro através do portal do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) em: www.igam.mg.gov.br/fhidro

Notícias