BH recebe Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos

Acontecerá na próxima quarta-feira (28), o Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos - Desafios e Oportunidades. O evento, que acontecerá no Teatro da Assembleia, a partir das 8hs, está sendo promovido pela SOS Mata Atlântica em parceria com a Amda.

No primeiro momento do seminário, realizado de 8 às 12hrs, Silvano Silvério, do Ministério do Meio Ambiente, realizará palestra sobre a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). André Vilhena, do Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), realizará palestra sobre responsabilidade socioambiental do setor privado na PNRS. A palestra sobre gestão de resíduos será ministrada pelo diretor executivo da CMRR (Centro Mineiro de Referência em Resíduos), José Aparecido Gonçalves. Já a palestra sobre a gestão de resíduos em Belo Horizonte será ministrada por Patrícia Dayrell, da SLU (Serviço de Limpeza Urbana).

Ainda na parte da manhã, acontecerá palestra sobre Frentes Parlamentares Ambientalistas e a PNRS, ministrada por Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica. Para falar de coleta seletiva enquanto política pública, o seminário receberá a presidente da ANAMMA (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), Kátia e Perobelli. E por fim, para encerrar o primeiro bloco de palestras, o coordenador de Belo Horizonte do Movimento Nacional de Catadores, Luis Henrique, falará sobre o Movimento Nacional dos Catadores e a PNRS.

No segundo bloco de palestras, que acontecerá de 12 às 14hs, o assessor técnico do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Roberto Matozinho, apresentará o resultado da pesquisa da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), que tratou das ações desenvolvidas pelas entidades e empresas do setor de produção. A gestão de resíduos da construção civil será tratada por Maria Esther de Castro, da SLU. Para contar experiências sobre a gestão de resíduos da construção, o evento receberá o diretor de meio ambiente da SINDUSCON, Eduardo Henrique Moreira e José Alexandre Del'Isola Peret, do CMRR.

Ainda no segundo bloco do seminário, acontecerá palestra de Tarcisio de Paula Pinto, do IET (Informações e Técnicas em Construção Civil), sobre responsabilidade na gestão de resíduos na construção e a PNRS. Já para falar sobre soluções econômicas na gestão de resíduos civis, o evento receberá Patrícia Mazoni, da Ecoatitude. E por último, o presidente da Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de resíduos da Construção e Demolição), Gilberto Meireles, ministrará palestra sobre a atuação de sua entidade no setor.

Após a exposição dos palestrantes, será aberto espaço para debate com participação dos presentes.

As inscrições para o seminário são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Interessados devem se inscrever pelos endereços eletrônicos eventos@amda.org.br ou rejane.pieratti@gmail.com. Mais informações pelo telefone 31 - 3291 0661.


27-9-2011

 

Notícias