BH ganha manual que regulamenta tratamento de resíduos de saúde

Belo Horizonte sai na frente no cumprimento de mais um importante item definido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o estabelecimento de regras para uma gestão adequada dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS).

Será lançado no próximo dia 17 de agosto, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), o "Manual de Regulamento Orientador para a Construção dos Indicadores de Monitoramento, Avaliação e Controle" dos Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS).

O trabalho foi elaborado pela Comissão Permanente de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (COPAGRESS), que é composta por representantes de vários órgãos de saúde, saneamento, meio ambiente, pesquisa, além de conselhos profissionais.

O objetivo do manual é definir critérios para o monitoramento, avaliação e controle dos PGRSS e, consequentemente, alcançar o gerenciamento adequado de todo resíduo gerado nas atividades médico-assistenciais, hospitalares e similares e nas atividades inerentes ao ensino e à pesquisa na área de saúde humana ou da veterinária.

Atualmente, 1% do resíduo coletado na capital é proveniente de serviços de saúde. Segundo a presidente da COPAGRESS, Maeli Estrela Borges, a preocupação com os riscos que a falta de tratamento adequado oferece ao ambiente, à população e a saúde dos trabalhadores que lidam diretamente com ele, estimulou a adoção de importantes medidas de regulação em Belo Horizonte.

"O trabalho começou em 1997 com um diagnóstico feito pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU); seguiu-se com a criação da COPAGRESS; a elaboração do Manual para Elaboração dos Planos (PGRSS); a apresentação, aprovação e implantação de PGRSS; a implantação da coleta diferenciada de resíduo comum; e agora a PBH dá mais um importante passo com a aprovação do Manual que regulamenta a construção de indicadores da implantação de PGRSS", explica.

O Manual será lançado durante a abertura do I Seminário de Resíduos de Serviços de Saúde e V Ciclo de Palestras, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MG) e o CMRR, em parceria com a COPAGRESS.

4-8-2011

 

Notícias