Empreendimentos em BH podem ter certificado de sustentabilidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e o Comitê Executivo da Copa do Mundo - FIFA 2014 - da Prefeitura de Belo Horizonte lançam, no dia 1 de julho, o programa "Certificado de Sustentabilidade Ambiental" para empreendimentos comerciais e residenciais, existentes ou a serem implantados, no município.

Idealizado pelo Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Eco eficiência (CMMCE), com base da Deliberação Normativa 66/2009 do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), o Programa tem por objetivo a redução do consumo de água e energia, redução e reciclagem dos resíduos sólidos e das emissões de gases de efeito estufa.

O certificado será concedido a todos os empreendimentos, especialmente aqueles ligados a Copa 2014, (edifícios, hotéis, bares, restaurantes, clínicas e hospitais, shoppings centers, indústrias, instituições de ensino e outros) que adotarem tecnologias que contribuam para tornar seus processos produtivos mais sustentáveis.

Os empreendimentos podem concorrer em três categorias: Certificado Ouro (para empreendimentos que optarem pelos três itens), Certificado Prata (para os empreendimentos que optarem por dois itens) e Certificado Bronze (para os que optarem somente por um dos três itens).

Belo Horizonte, como uma das sedes da Copa 2014, procura atingir as metas estabelecidas pelo programa "Green Goal", da FIFA, que também foi adotado nas copas da Alemanha e África do Sul.

A adesão dos empreendedores ao programa pretende melhorar a qualidade ambiental para a realização do evento COPA VERDE, em Belo Horizonte. Além de vai aumentar a competitividade dos empreendimentos, reduzindo custos operacionais e melhorando a imagem coorporativa dos mesmos.

Os empreendedores interessados podem obter mais informações sobre o Programa de Certificação de Sustentabilidade Ambiental junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou em contato através do e-mail: cmmce@pbh.gov.br.

O lançamento será às 8:30 no Espaço Multiuso, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte. Rua Goiás, 54, terreo.

29-6-2011

Notícias