Semad vai neutralizar gases de efeito estufa gerados em seminário

Todos os resíduos gerados, assim como o consumo de água e de energia, durante o Seminário ‘Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: porque investir em meio ambiente' serão neutralizados com o plantio de árvores. Na luta contra o aquecimento global o evento realizado no dia 6 de junho pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) fará a compensação dos gases de efeito estufa (GEE).
Com base no monitoramento da quantidade de resíduos gerados no evento, a Organização da Sociedade Civil para o Interesse Público (Oscip) Instituto Oksigeno calculará o volume de emissões de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido carbônico (CO2). "A neutralização do carbono gerado no Seminário será feita a partir de processos naturais de sequestro, no caso o plantio de árvores que, na fotossíntese, absorvem o CO2 da atmosfera", afirma a coordenadora do Instituto, Gizelle Fonseca.
Após quantificar as emissões de gases será elaborado um inventário através do qual os organizadores do evento saberão exatamente quantas árvores precisarão ser plantadas para minimizar os impactos para o meio ambiente. Ao aderir ao programa e se comprometer com as ações de carboneutralização, o evento receberá o selo e o certificado Carbono-neutro, que atestam a responsabilidade socioambiental.

7-6-2011

 

Notícias