Semana do Meio Ambiente da Fiemg começa nesta quarta

A Semana do Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) coloca em destaque dois assuntos, produção sustentável e a política nacional de resíduos sólidos. Para debatê-los, estarão presentes representantes dos governos federal e estadual e profissionais da indústria ligados à área ambiental. Toda a programação faz parte do Programa Minas Sustentável, para mobilizar o empresariado mineiro para a urgência e importância da prática da sustentabilidade. O evento acontece nos dias 1º e 2 de junho, no edifício Albano Franco da Fiemg (Avenida do Contorno, 4520, bairro Funcionários), com abertura oficial às 9h. Toda a programação será transmitida, ao vivo, pela internet, no endereço www.fiemg.com.br/webtv. As inscrições, gratuitas, estão abertas.


A programação da Semana está dividida em dois momentos. No primeiro dia, o tema será a produção sustentável. Para introduzir o assunto, a secretária de articulação institucional e cidadania ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, irá explicar, às 10h30, o funcionamento do Plano Nacional de Produção e Consumo Sustentável.


Na parte da tarde, a partir das 14h, serão apresentadas experiências casos de sucesso na indústria mineira - Votorantim (Projeto Polimetálicos - reciclagem de materiais com baixo teor de zinco), Iveco (Programa de Sustentabilidade) e Samarco Mineração (Estratégia de Gestão de Mudanças Climáticas). Depois deles, às 16h45, o diretor de meio ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Marcio Costa, fala sobre o papel das instituições financeiras na construção do desenvolvimento sustentável. O dia será finalizado com um debate, mediado pelo gerente de meio ambiente da Fiemg, Wagner Soares Costa.


O segundo dia fica voltado para o debate sobre resíduos sólidos. A abertura, às 9h, fica por conta do diretor de competitividade industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Alexandre Comim. Ele irá apresentar a política nacional de resíduos sólidos (PNRS) prevista na Lei 12.305/2010. Em seguida, às 9h45, o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente, José Cláudio Junqueira fala da regulamentação do assunto em Minas Gerais, explicando a Lei 18.031/2009. Às 13h30, o coordenador do projeto Bolsa de Resíduos da Confederação Nacional da Indústria, Wanderley Baptista, fala sobre os impactos da PNRS sobre o setor produtivo.


No restante da programação do dia 2, serão apresentados estudos de caso de logística reversa, em que as empresas fabricantes são responsáveis pelo descarte dos produtos comercializados. Serão debatidos os setores de agrotóxicos, eletroeletrônicos, embalagens de vidro, pneus, óleos lubrificantes e suas embalagens, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.

A Semana do Meio Ambiente da Fiemg conta com o apoio da Votorantim Metais. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3263-4503. A programação completa está disponível aqui.

31-5-2011

 

Notícias