USO DE RESÍDUOS PARA FINS ENERGÉTICOS

Está aberta a Consulta Nacional ao Projeto NBR 16489 da Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre os requisitos para o uso de “Resíduos sólidos para fins energéticos”.

A proposta estará disponível para análise dos interessados até 04/02/2020, no site da Consulta Nacional: https://www.abntonline.com.br/consultanacional/

De acordo com o vice-presidente da ABNT, Mário William, hoje, no Brasil, não existe uma norma que classifique os resíduos que podem ser transformados em energia. Apenas 12% do combustível fóssil é substituído pelo alternativo, que é derivado de resíduos sólidos.

A futura Norma Técnica deverá regulamentar a qualidade e utilização desses resíduos, que ao invés de serem enviados para aterros, serão transformados em energia.

O Comitê Brasileiro de Saneamento Básico (ABNT/CB-177) é responsável pela Normalização no campo do saneamento, compreendendo tratamento e abastecimento de água; coleta, tratamento e disposição de esgoto doméstico e de efluentes industriais; aterros para resíduos industriais e sólidos; tubos e conexões; fossas sépticas, tubulações e conexões no que concerne aos requisitos, métodos de ensaio, projetos e procedimentos para execução, instalação e manutenção dos serviços.

Notícias