DIAGNÓSTICO DA COLETA SELETIVA

CONVITE

No próximo dia 17 de setembro de 2019, será apresentado o resultado da fase de "Diagnóstico da Coleta Seletiva" dos 19 municípios mineiros selecionados por meio do Edital Nº1/2019.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Germano Vieira, e o Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Renato Teixeira Brandão, convidam a todos para a reunião que será realizada, de 9h às 16h, no Plenário do 9º andar do Prédio Gerais da Cidade Administrativa.

Lançado em 21 de janeiro deste ano, o Edital selecionou 19 municípios para receber apoio técnico do Estado de Minas Gerais para a implantação ou a ampliação de programa de coleta seletiva.

As ações de apoio técnico estão sendo executadas pelo Instituto de Gestão de Políticas Sociais – GESOIS por meio do Termo de Parceria Nº 48/2018 celebrado com a Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM em 27 de abril de 2018 e seu 1º Termo Aditivo. Os trabalhos envolvem apoio técnico aos municípios selecionados, não havendo repasse de recursos financeiros, materiais ou equipamentos.

Os muncipios contemplados pelo Edital Nº1/2019 e que terão o resultado da fase de diagnostico divulgado são:

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO, GOVERNADOR VALADARES, ITANHANDU, IPATINGA, NEPOMUCENO, CAXAMBU, SÃO TIAGO, BOCAIÚVA, SILVIANÓPOLIS, ARINOS, SOBRÁLIA, RIO PIRACICABA, ANDRADAS, PERDIGÃO, SÃO LOURENÇO, CAMPO FLORIDO, SACRAMENTO, CLÁUDIO, BUENO BRANDÃO.

De acordo com Denise Bruschi , gerente de Resíduos Sólidos Urbanos da Feam e membro da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES-MG, o tratamento da matéria orgânica e a separação do resíduo é fundamental.

“Os resíduos orgânicos, hoje, representam 50% do resíduo sólido urbano. Já os recicláveis, cerca de 30%. O ideal seria conseguir separar e encaminhar adequadamente esses resíduos para que somente 20% do total fosse destinado para os aterros sanitários”, observa.

 

Notícias