Laboratório da Copasa recebe acreditação na ISO 17025

A Copasa é a única companhia estadual de saneamento que possui laboratório de controle de qualidade de seus produtos com um Sistema de Gestão Integrado BS EM ISO 9001:2008 - ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, estando ainda, entre as quatro empresas de saneamento do Brasil que têm este controle de qualidade acreditado pela NBR ISO/IEC 17025:2005.

A certificação BS ISO 9001:2000, concedida ao Laboratório Central da Copasa, que fica em Belo Horizonte, pela Bristish Standards Institution - BSI -, atesta que os produtos e serviços da Companhia atendem aos padrões de qualidade e especificações adequadas dos seus principais processos, os quais são reconhecidos internacionalmente.

Esta certificação, obtida em 2000, foi revalidada em 2009, na versão ISO 9001:2008, quando simultaneamente foi implementado um novo sistema de gestão, eminentemente técnico, com o objetivo de agregar ao sistema já existente todos os requisitos que um laboratório de ensaio para demonstrar que são tecnicamente competentes e obter o reconhecimento legal e mercadológico de seus produtos.

Com o atendimento desses requisitos, estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, o Laboratório Central obteve recentemente o Certificado de Acreditação CRL - 0474, concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO, que constitui a expressão formal do reconhecimento desta competência.

Para o Airis Antônio Horta, gerente da Divisão de Pesquisa Controle e Qualidade da Água e Esgoto da Copasa, a acreditação conferida ao laboratório é mais uma garantia para o consumidor e para a empresa. "Os resultados das análises são mais precisos, dando maior confiabilidade ao produto distribuído pela Copasa".