Mais práticas sustentáveis para construções em Minas



Minas Gerais ocupa a 6ª posição no ranking nacional de empreendimentos da construção civil com certificação em sustentabilidade (LEED), ficando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul, segundo dados do Green Building Council Brasil (GBC Brasil). Para tentar melhorar esse posicionamento, duas empresas se uniram para trazer para o Estado a expertise em consultoria de edifícios verdes.

 

A Viabile Planejamento e Projetos, empresa mineira da área de projetos para a construção civil, formalizou parceria com o Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), empresa de São Paulo referência na área de consultoria em sustentabilidade, gerenciamento especializado em qualidade, tecnologia, gestão e inovação para o setor da construção.

 

De acordo com Flávia Tarmo, diretora Comercial da Viabile, o objetivo é atuar em toda a cadeia produtiva da construção para colocar Minas Gerais em lugar de destaque. “Hoje em dia, nós temos poucos empreendimentos com certificação ambiental e, dos poucos que temos, a maioria contrata empresas de São Paulo para auxiliar nesse processo. Nossa ideia com a parceria foi oferecer esse serviço de consultoria em Belo Horizonte, de forma mais próxima do cliente, sem perder em qualidade”, afirma.

 

Serão oferecidos serviços nas áreas de certificações e rotulagens ambientais, consultoria em operação e manutenção predial, simulação computacional de eficiência energética, comissionamento de sistemas prediais, aperfeiçoamento para fabricantes de materiais e sistemas sustentáveis, além de consultoria nas áreas de conforto térmico e lumínico, uso racional da água, eficiência energética, urbanismo e infraestrutura sustentável, obras e projetos sustentáveis.

 

“Já entregamos mais de 160 empreendimentos em várias regiões do Brasil com uma grande concentração em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já tínhamos uma experiência forte de obras em Minas com as empresas construtoras do Estado, como no caso do Mineirão, por exemplo, e surgiu esse contato com a Viabile. Assim, podemos levar de forma mais sistemática esse conceito da sustentabilidade para o mercado mineiro, expandindo tais práticas”, frisa Roberto de Souza, presidente do CTE.

 

Mineirão. O estádio é exemplo em aproveitamento de energia solar. Reformado para a Copa do Mundo de 2014, ele é o único estádio do Brasil a receber a classificação LEED Platinum. O nível máximo da certificação foi conquistado pela alta performance ambiental do Mineirão, que tem entre os destaques a instalação da maior usina de geração fotovoltaica em telhado do país, com a capacidade de gerar energia equivalente ao consumo de 1.200 residências da capital. Além disso, obteve uma redução de mais de 70% no consumo de água potável.

 

Ranking

Brasil é o terceiro em certificação

 

O sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sob certificação do U.S. Green Building Council, é o programa de mais destaque no mundo para projeto, construção, manutenção e operação de edifícios verdes. Seu objetivo é incentivar a transformação da cadeia da construção civil com foco na sustentabilidade. A certificação demonstra inovação, boa gestão ambiental e responsabilidade social. No Brasil, existem cerca de 260 empreendimentos certificados, e mais de mil estão no processo, o que coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial em certificação LEED, ficando atrás de China e Estados Unidos.

 

Quanto custa o certificado?

 

Algumas dúvidas podem surgir com relação aos custos finais do empreendimento. Os valores totais de certificação referentes à consultoria, projetos, sistemas e materiais, com base no histórico do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), variam de 1% a 5% do orçamento total da obra, dependendo do projeto. “O retorno desse investimento se dá através da redução nos custos de operação e manutenção do empreendimento, diminuição comprovada da taxa de vacância em edificações comerciais, além do aumento do conforto interno e produtividade dos usuários. Tais certificações fornecem, portanto, uma diferenciação competitiva clara e inequívoca aos empreendimentos”, afirma Flávia Tarmo diretora Comercial da Viabile. (RA)

29-11-2016