Lixo ubano, problema ou solução



O aumento da geração de resíduos nos dias atuais tem sido um dos mais graves problemas ambientais a serem enfrentados pelos governantes municipais. Além do crescente custo operacional da gestão do lixo e das consequências nefastas sobre a saúde pública, a quantidade crescente de resíduos gerados leva ao rápido esgotamento dos locais de disposição final além de desperdícios de recursos naturais, gerando um passivo ambiental, muitas vezes irreversíveis.

Assim, são necessárias ações urgentes para resolver o problema do lixo. A Lei prevê que, na gestão dos resíduos, deve ser observada uma ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada. Entretanto, os avanços verificados desde a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) têm sido lentos, seja por falta de conhecimentos técnicos ou de recursos financeiros, ou mesmo omissão do gestor público.

E qual seria a solução? Qual o melhor caminho a ser adotado, que possa responder às necessidades do município em uma gestão eficiente? Como obter os ganhos ambientais e sociais que a PNRS prevê e ao mesmo tempo reduzir custo e ampliar escala? Como transformar um problema em solução, gerando inclusão e participação social, sustentabilidade, mais educação e organização?

A coleta seletiva e a reciclagem, com a diminuição progressiva do que levamos para os aterros, nos indicam a direção certa. Neste workshop, os participantes poderão ter uma visão panorâmica do problema em escala global e da América Latina, além de conhecer soluções que estão dando certo em várias cidades do mundo e do Brasil, que podem ser reaplicadas como solução para a gestão de resíduos sólidos urbanos. Um passo importante para construir novos caminhos e buscar soluções duradouras que atendam ao que preconiza a PNRS e às preocupações em relação aos efeitos dos resíduos nas mudanças climáticas.

Data do evento Lixo Urbano - Problema ou Solução

05/07/2016 às 08:00

Local do evento

Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMRR

Rua Belem, 40 Belo Horizonte - Minas Gerais

30-6-2016