Meio Ambiente recebe reinvidicações de servidores do setor



 

 

A Comissão de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove audiência, nesta quarta-feira (8/6/16), para ouvir reivindicação dos servidores do setor do meio ambiente, em especial a implementação do plano de carreira e a alteração dos critérios de promoção e progressão. A reunião, solicitada pelos deputados Cássio Soares (PSD) e Marília Campos (PT), está marcada para as 9 horas, no Plenarinho I.

 

“Com o objetivo de debater a necessária estruturação do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), essencial à preservação do meio ambiente, propomos a reunião para que, a partir do debate, possamos promover a valorização e o reconhecimento dos servidores do meio ambiente e a conquista de avanços concretos para a questão ambiental”, destacou a justificativa do requerimento.

Saiba mais

 

Demandas de servidores do meio ambiente motivam reunião

 

Na reunião que aprovou o requerimento, na última quinta-feira (2), que foi acompanhada por servidores dessa área, a comissão ouviu o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente no Estado (Sindsema), Adriano Tostes de Macedo.

 

Ele adiantou que cerca de 1.700 servidores do meio ambiente estão em greve desde o último dia 20 de maio, o que foi decidido pela ausência de um retorno formal do Governo do Estado sobre a demanda de um plano de carreira para a categoria.

 

Macedo ressaltou que, desde agosto de 2015, o sindicato tenta um diálogo nesse sentido. Ele enfatizou que o salário inicial de um analista, por exemplo, é de R$ 2.900 e que a primeira promoção que os servidores têm ocorre oito anos após o ingresso no serviço. “De janeiro deste ano até o momento, perdemos 40 servidores por causa dessas condições”, contou.

 

O deputado Cássio Soares enfatizou a importância dessa discussão, tendo em vista que o trabalho desses servidores é fundamental para o Estado. Já a deputada Marília Campos ressaltou que a comissão pode intermediar a negociação para que se construa o melhor caminho possível.

 

Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Jairo José Isaac; o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Odair José da Cunha; o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Onofre Alves Batista Júnior; o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Mello Rodrigues Sarmento; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Chagas Dias Coelho; e o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Diogo Soares de Melo Franco.

 

Ainda foram convidados o secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Luís Gomes Vieira; a superintendente central de Política de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Walleska Moreira Santos; a diretora central de Carreiras e Remuneração da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luciana Meireles Ribeiro; e o presidente da Associação Sindical dos Servidores do Estado do Meio Ambiente, Adriano Tostes de Macedo.

7-6-2016