Cidades da Zona da Mata mineira recebem programa de estímulo ao planejamento



O Oficina de Projetos, programa de estímulo à cultura do planejamento e acompanhamento de resultados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), dá início a uma série de ações de interiorização. Juiz de Fora vai sediar a reunião da Regional Sudeste do Conselho, nos dias 19 e 20 de maio de 2016, no auditório do Premier Parc Hotel. O objetivo é disseminar a experiência em gestão de projetos da sede do Conselho para todas as unidades administrativas do interior, buscando a valorização dos interesses locais e a percepção da engenharia como bem social.

 

O trabalho consiste em identificar pelo menos um projeto local para cada inspetoria e escritório de representação do Conselho, que somam, hoje, 79 unidades de atendimento em todo o estado. Representantes das cidades Juiz de Fora, Cataguases, Muriaé, Ponte Nova, Ubá, Viçosa, Barbacena e São João Del Rei, que compõem a Regional Sudeste do Crea-Minas, vão elaborar e estruturar os projetos definidos de acordo com as demandas de cada município. As cidades terão um prazo de, no máximo, um ano para a execução. Duranteesse período, o Crea-Minas vai proporcionar uma estrutura de apoio para o acompanhamento dos trabalhos, tendo em vista não apenas à implantação dos projetos como também a metodologia de gestão.

 

O presidente do Conselho, engenheiro civil Jobson Andrade, ressalta a importância e a necessidade de debater políticas públicas. “Por ser o Crea-Minas uma instituição que congrega as entidades de engenharia no estado e que detém conhecimento técnico, é também de nossa responsabilidade social promover debates acerca das necessidades da população”, afirma.

 

 

 

Workshop

 

Na oportunidade, será realizado ainda o “Café Empresarial”, quando o presidente Jobson Andrade vai apresentar o recém-criado Colégio Estadual de Empresas às lideranças empresariais da região. O Colégio tem por objetivo fazer a aproximação entre cadeia produtiva e o Crea-Minas, evidenciando a importância desse setor como um dos principais agentes de desenvolvimento do Brasil.

 

Seguindo o objetivo do evento de debater as necessidades da população, também será realizado o workshop de Políticas Públicas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, ministrado pela Câmara Temática de Meio Ambiente do Crea-Minas. O intuito é mobilizar a área de engenharia e levar informações sobre temas ligados ao licenciamento ambiental a profissionais técnicos e instituições. Durante o workshop, será apresentado ainda o novo Colégio Estadual de Representantes Institucionais, que foi criado a fim de auxiliar tecnicamente os representantes indicados pelo Crea-Minas que atuam junto aos conselhos e órgãos colegiados dedicados a temas como meio ambiente, plano diretor, política urbana, saneamento, habitação, patrimônio cultural, mobilidade urbana, entre outros.

Serviço

Data: 19 e 20 de maio de 2016

Horário: 8h30 às 17h

Local: Premier Parc Hotel – Av. Deusdedith Salgado, 1805, Teixeiras - Juiz de Fora/MG

 

12-5-2016