Dia Mundial da Água: PBH Marca Presença Positiva na África do Sul

Não há quem ignore que a água é um requisito básico para toda a vida. Todavia, os recursos hídricos, cada vez mais, enfrentam demandas crescentes e somente há muito pouco tempo começou o adiado debate sobre a imensa população de várias partes do planeta, mas muito especialmente no continente africano, que ainda não tem acesso à agua potável. Por isto mesmo, em 1992, a "Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas" designou o dia 22 de Março de cada ano como o Dia Mundial da Água, no intuito de ampliar e acelerar as discussões e busca de alternativas para este grave problema.

Neste sentido, o Conselho de Ministros Africanos sobre a Água (AMCOW) organizou, juntamente com a UN-Habitat e UN-Water, o Dia Mundial da Água (WWD) 2011, que ocorreu na Cidade do Cabo, África do Sul, no período de 20 a 23 de março. O tema do evento, "Água e Urbanização", forneceu uma boa oportunidade para se discutir uma série de opções para enfrentar os grandes desafios urbanos de água e saneamento. Do Brasil, apenas a PBH e o Estado de São Paulo estiveram presentes, além do Eng. Benedito Braga, vice-presidente do Conselho Mundial da Água.

Segundo a representante mineira, a Gerente de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Belo Horizonte, Sônia Knauer, o ponto alto aconteceu no Dia Mundial da Água, quando ocorreu uma grande reunião plenária com a exposição de projetos, debates e apresentações culturais. As plenárias de trabalho foram moderadas pelo experiente jornalista da BBC de Londres, Rene Carayol, que proporcionou um elevado nível de debates. Um dos destaques nas discussões foi a presença do Príncipe da Holanda, Willem-Alexander.


Sônia Knauer apresentou à plenária o intenso trabalho na gestão dos recursos hídricos realizado pelo Município de Belo Horizonte e seu avançado arcabouço legal, tendo recebido variados comentários positivos e pedidos de envio de material para estudo de vários países.

Na sessão final do evento, foi feito um link com a Cidade de Washington, no qual o grupo presente na Cidade do Cabo pode conversar ao vivo com a Secretária de Estado dos EUA, Hilary Clinton. Durante o debate, a Senadora americana manifestou o compromisso do Presidente Obama com a erradicação dos problemas relacionados à falta de acesso à água potável, no mundo todo.