Cadastro Ambiental Rural será tema de audiência na ALMG



 

 

A situação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Minas Gerais será tema de audiência pública na próxima quarta-feira (30/3/16). O encontro será realizado pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 15 horas, no Auditório. Os autores do requerimento que deu origem à reunião foram os deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) e Fabiano Tolentino (PPS).

 

Na audiência, devem ser discutidos os sistemas de informática necessários ao cadastramento, o apoio público aos produtores rurais obrigados à inscrição e as estratégias para promoção da inscrição dos imóveis rurais do Estado no prazo legal estabelecido. De acordo com o deputado Antonio Carlos Arantes, há indícios de que a adesão ao cadastramento ainda é pequena. "Sendo assim, precisamos criar mecanismos para informar e conscientizar o produtor da necessidade de ele fazer o cadastro ambiental rural e dos prazos estabelecidos. Nem todos têm acesso à internet, mas o produtor precisa saber que ele pode fazer isso nos sindicatos, na Emater de sua cidade e em outros locais”, explicou.

 

Convidados - Foram convidados para o encontro o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glênio Martins de Lima Mariano; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Sávio de Souza Cruz; o diretor de Fomento e Inclusão do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Portella Sturm; e o reitor da Universidade Federal de Lavras, José Roberto Soares Scolforo.

 

Também foram convidados o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, Vilson Luiz da Silva; e o presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Centro Oeste de Minas, Carlos Henrique Rezende Lacerda.

28-03-2016