Estão abertas as inscrições para o evento Perspectivas na Gestão Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, que acontecerá nos dias 03 e 04/12/2015, na Universidade Federal de Uberlândia. O encontro integra dois seminários: Gestão Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Uberabinha e Biomonitoramento e Conservação de Ecossistemas Aquáticos.
Seminário 1
Gestão Ambiental na Bacia Hidrográfica do rio Uberabinha
Data: 3/12/2015
Local: Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica/ Auditório do Bloco 3C (Biblioteca)
Horário: 13h30
Palestrantes:
Msc. Gustavo Bernardino Malacco da Silva (ONG Angá) - Diagnóstico ambiental da Bacia Hidrográfica do rio Uberabinha
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado em Engenharia Florestal, área de concentração Manejo Ambiental, na Universidade Federal de Lavras. Atualmente é presidente na ONG Associação para Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá); e consultor Ambiental desde o ano de 2002, trabalhando em diferentes Biomas, com destaque para o Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Amazônia Oriental. Atua, ainda, como ornitólogo, ambientalista e pesquisador.
Msc. Diego Alves de Oliveira (IFMG) - Áreas de preservação em topo de Chapada e sua adequação à Legislação Federal
Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba, graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais no Campus Betim e é doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência como consultor em planejamento ambiental e urbano na área de Geografia e Direito, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: área de preservação permanente, parque linear, legislação ambiental, geomorfologia de áreas úmidas em áreas do Cerrado.
Profa. Dra. Vânia Sílvia Rosolen (UNESP - Rio Claro) - Importância e avaliação dos impactos ambientais nas áreas úmidas de chapada
Possui graduação em geografia pela UNESP-Rio Claro, com doutorado no Instituo de Geociências da USP-SP e pós doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura-CENA-USP-Piracicaba. Estágios no INRA-França e Universidade de Toulon - França. Foi professora no Instituto de Geografia da UFU, de 2005 a 2012. Atualmente é professor do DPM-Unesp Rio Claro, responsável pelas disciplinas de Pedologia e Manejo e Conservação do Solo para os cursos de Geologia, Engenharia Ambiental e Ecologia. É orientadora nos programas de pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente da Geologia-Unesp-Rio Claro e no programa de pós-graduação em Geografia da UFU. Seu projeto de pesquisa está voltado para o estudo das áreas úmidas da chapada Uberlândia-Uberaba, com enfoque na mineralogia, geoquímica, matéria orgânica do solo e impactos relacionados com a conversão de uso.
Seminário 2
Biomonitoramento e Conservação de Ecossistemas Aquáticos
Data: 4/12/2015
Local: Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica/ Auditório do Bloco 5R
Mesa 1 - Conservação de Ecossistemas Aquáticos
Horário: 8h30
Palestrantes:
Prof. Dr. Fábio Vieira (UFMG) - Desafios e possibilidades na proteção de ambientes aquáticos: uma abordagem sobre métodos e procedimentos
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, com mestrado e doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ecologia, Conservação e Zoologia, com ênfase em Conservação de Peixes Neotropicais e Análise de Impacto Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: conservação de espécies e ambientes, análise de impacto ambiental, taxonomia, bacias de leste, bacia do rio Doce, espécies exóticas, espécies ameaçadas de extinção e biodiversidade.
Dra. Carla Polaz (Instituto Chico Mendes) - A experiência e os mecanismos disponíveis na legislação nacional para a proteção de ambientes aquáticos
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São, especialização em Gerenciamento Ambiental pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, mestrado em Engenharia Urbana também pela UFSCar e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lotada no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (CEPTA/ICMBio), em Pirassununga (SP). Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a conservação da biodiversidade e monitoramento ambiental. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade Urbana. Atua em Planos de Ação Nacionais e na Avaliação do Estado de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção.
Mesa 2 - Biomonitoramento em ecossistemas aquáticos
Horário: 13h30
Palestrantes:
Prof. Dr. Giuliano Jacobucci (Instituto de Biologia - UFU) - Biomonitoramento na Bacia Hidrográfica do rio Uberabinha
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é Professor Associado II no Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Ecologia e Conservação, com ênfase em Ecossistemas Aquáticos, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: biologia de crustáceos, ecologia de macroinvertebrados bentônicos de ambientes lóticos, utilização de invertebrados aquáticos em biomonitoramento. Também atua na área de Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental e Divulgação Científica. É tutor do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (PET/Biologia-UFU).
Msc. Juliana França (UFMG) - Biomonitoramento na Bacia Hidrográfica do rio das Velhas (UFMG)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre com foco em monitoramento participativo de qualidade de água com estudantes e comunidade ribeirinha. Atuou como Apoio Técnico no Laboratório de Ecologia de Bentos, Departamento de Biologia Geral (ICB) da UFMG, e atua no NUVELHAS/Projeto Manuelzão, participando de atividades de pesquisa, ensino e extensão na bacia do rio das Velhas. Tem experiência nas áreas de Limnologia e Ecologia de Bentos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, biomonitoramento de ambientes aquáticos, macroinvertebrados bentônicos bioindicadores de qualidade de água e dinâmica de matéria orgânica vegetal.
Prof. Dr. Juliano José Corbi (Escola de Engenharia de São Carlos - USP) - Metais pesados
Inscrições gratuitas e limitadas! Para se inscrever basta clicar aqui!
*Os certificados serão enviados por email até 60 dias após o evento.
Mais informações
(34) 3246.4269
cbh@cbharaguari.com.br
comunicacao@cbharaguari.com.br
Mais informações aqui.
http://comites.igam.mg.gov.br/images/stories/araguari.jpg
Confira a programação completa.