Revitalização do rio São Francisco é foco de debate



A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai promover, na segunda-feira (23/11/15), o Debate Público Velho Chico: Transposição exige revitalização. Sem Minas não há salvação. O objetivo do evento é conhecer os detalhes do programa de revitalização do rio no âmbito do projeto de transposição, incluindo o acompanhamento físico-financeiro das obras e, em especial, as ações desenvolvidas em Minas Gerais. O debate, a partir das 14h30, no Plenário, contará com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

 

Na semana de 23 a 27 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em Mariana (Região Central do Estado), vai pautar novamente atividades da ALMG. Na segunda-feira (23), a Comissão Extraordinária das Barragens vai a Governador Valadares (Vale do Rio Doce) debater, em audiência pública, as responsabilidades do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco e as alternativas para minimizar o sofrimento dos moradores e os danos ao meio ambiente. A comissão também visitará bairros de Governador Valadares, às margens do Rio Doce, atingidos pela tragédia.

 

Na quinta-feira (26), o relatório técnico da pesquisa "Identificação, mensuração e análise dos acidentes, doenças e mortes no setor mineral" será objeto de audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. A pesquisa foi realizada pela Fundacentro, entidade vinculada ao Ministério do Trabalho, e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI).

 

Também na quinta e na sexta-feira (27), ocorrerá na Assembleia o Fórum Técnico 103 anos do Ipsemg: Reorganização e Valorização, que vai discutir política previdenciária, promoção e prevenção em saúde, assistência e gestão democrática, entre outros temas.

23-11-2015